Passo Fundo deverá decretar situação de emergência ainda nesta semana

Compartilhe
Foto: Divulgação / Reuters    Foto: Divulgação / Reuters  

No primeiro dia útil de 2022, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo encaminhou um ofício ao prefeito Pedro Almeida solicitando que o município decrete situação de emergência devido à estiagem. O pedido culminou em uma reunião, ocorrida na manhã de segunda-feira, 10, onde o tema foi discutido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário, Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras entidades.

Na terça-feira, 11, o secretário de Agricultura de Passo Fundo, Cristiam Thans, participou do programa COMANDO POPULAR na RÁDIO PLANALTO NEWS, e afirmou que o decreto possa ser uma ferramenta importante para ajudar nesse momento. “A perspectiva não é muito boa para os próximos dias e meses, então é bem provável  que tenhamos que montar uma estratégia para poder atender caso isso se agrave mais. Sem dúvida, a emissão desse decreto e a possibilidade da liberação de recursos nos possibilita uma preparação maior”, destacou o secretário.

O decreto depende da assinatura do prefeito Pedro Almeida, que, conforme Thans, solicitou pareceres técnicos para tomar a sua decisão. “O prefeito Pedro solicitou pareceres técnicos e teremos a manifestação do Conselho (Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário) indicando se há necessidade ou não. Hoje (11) chega nas mãos do prefeito para que ele possa tomar a decisão”. O secretário ainda complementa que a decisão possa sair ainda nesta semana. “No máximo quinta-feira (13), Pedro Almeida deve tomar uma decisão. A Famurs está orientando os prefeitos a fazerem os seus decretos”, lembra.

Durante a entrevista, o secretário também falou sobre os prejuízos já contabilizados no período. “Temos uma perda já verificada de 80% da produção de milho, podendo haver lavouras que tenha 100% de perda. Isso dá aproximadamente R$ 18 milhões no nosso município. Para a soja, como ainda está em fase de plantio e crescimento há uma estimativa de perda na ordem de 20% mas isso ainda pode confirmar ou não a depender do tempo”, finaliza.

Leia Também Prefeitura adota ações para apoio à agricultura em função da estiagem Feira do Produtor: seca compromete qualidade das hortaliças Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo solicita que município decrete situação de emergência Regionais Sindicais detalham drama causado pela estiagem