Prefeitura apresenta novas medidas de enfrentamento à pandemia em Passo Fundo

Compartilhe
Créditos: Divulgação/PMPF   Créditos: Divulgação/PMPF 


Entre as iniciativas adotadas pelo Município estão a ampliação da testagem nos dois CAIS de referência para atendimento de pacientes sintomáticos – Petrópolis e Boqueirão – e a abertura das unidades de Saúde dos bairros Nonoai e Santo Antônio da Pedreira para a realização de testagem e acolhimento de pessoas com sintomas gripais e respiratórios

Em reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Passo Fundo apresentou aos integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) municipal as novas medidas adotadas pela Administração no enfrentamento da pandemia diante do aumento dos casos ativos e em análise. Além de manifestar a preocupação do Município com os indicadores registrados nos últimos dias, o prefeito Pedro Almeida, reforçou que a Secretaria de Saúde está atenta e mantém o monitoramento diário da situação. “Desde o início deste cenário pandêmico, em 2020, estamos trabalhando com base no acompanhamento dos casos e em ações que assegurem a redução dos contágios, das internações hospitalares e dos óbitos”, disse Pedro.

O prefeito aproveitou a atividade com o COE para fazer um breve balanço das medidas que já foram adotadas anteriormente pela Prefeitura com o objetivo de conter a velocidade da propagação viral, como a adoção dos procolos sanitários de distanciamento social definidos pelo Governo do Estado, a ampliação da rede de atendimento aos pacientes sintomáticos e com síndromes respiratórias e a intensa mobilização em prol da vacinação dos passo-fundenses. “Neste momento, já conseguimos administrar com mais propriedade a situação. Nossa campanha municipal de vacinação foi extremamente exitosa, reconhecida em todo o Estado como uma das mais produtivas e resolutivas. Nossas equipes de Saúde também estão qualificadas e capacitadas para enfrentar o momento, atuando de maneira integrada com as estruturas disponibilizadas pelo Município”, declarou Pedro.

Com mais de 369 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, Passo Fundo está entre os municípios gaúchos com os melhores índices de cobertura vacinal. O resultado prático disso, explicou a secretária de Saúde, a médica infectologista Cristine Pilati, é a redução dos casos graves e da ocupação dos leitos de UTI’s – diferenciando, inclusive, o atual estágio de contaminações daqueles vividos pelo Município em 2021. “A vacina está cumprindo com o seu papel, que é o de aumentar as defesas do organismo e auxiliar no combate ao vírus. Mesmo infectadas, as pessoas estão apresentando quadros sintomáticos mais leves, demandando menos internações nos hospitais. Temos a convicção de que os investimentos na vacinação foram fundamentais para enfrentarmos com mais segurança este período”, argumentou ela.

Ações de enfrentamento
Até esta quinta-feira (13), o número de casos ativos confirmados pelo Município era de 1.436 pessoas; e outros 1.020 estavam em análise. Conforme a secretária de Saúde, embora o Laboratório Central do Estado (LACEN/RS) ainda não tenha notificado oficialmente nenhum caso positivo da variante Ômicron, há probabilidade de que esta seja a cepa presente nos casos atuais. “Possuímos a identificação feita por um laboratório privado com este resultado. Como a amostra não foi coletada e examinada via Estado, aguardamos uma posição oficial da Secretaria Estadual de Saúde. Porém, a partir dos sintomas relatados pelos pacientes e das observações clínicas feitas pelos nossos profissionais, é muito provável que estejamos diante deste quadro de contaminações”, ponderou Cristine.

A partir do contexto, o prefeito anunciou ao COE que, além da reabertura, na segunda-feira (10), do CAIS Boqueirão como a segunda unidade de referência para os testes e atendimento de pacientes sintomáticos, a Prefeitura transformará, nos próximos dias, as unidades de saúde dos bairros Santo Antônio da Pedreira e Nonoai em centros de testagem e acolhimento das pessoas com sintomas respiratórios e gripais. Ainda, o Município está ampliando a compra e a distribuição de testes para detecção rápida dos casos, firmando parceria com a Brigada Militar e cedendo exames para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP); reforçando as salas de atendimento e de espera nos CAIS Petrópolis e Boqueirão e abrindo, na próxima semana, mais um processo de contratação de profissionais médicos para atendimento ao público.

O prefeito também determinou a instalação de um Ambulatório para Atendimento do Servidor, que vai funcionar em paralelo as demais unidades, garantindo o acolhimento dos profissionais que atuam na estrutura administrativa em todas as áreas da Prefeitura. “Nossos profissionais de saúde, de obras, de atendimento ao público e de diversas outras áreas da Municipalidade continuam na linha de frente, mantendo todos os serviços em funcionamento. Este Ambulatório vai servir também como triagem dos servidores para que não tenhamos avanços no número de contaminações nos espaços da Prefeitura”, apontou.

Vacinação de crianças
Confirmada pela Prefeitura nesta semana, a vacinação das crianças entre 05 a 11 anos será iniciada na quarta-feira (19), na Central de Vacinas. “Importante que a comunidade saiba que, neste dia 19, a Central de Vacinas será exclusivamente para aplicação de vacinas contra a Covid-19 neste público etário”, disse Cristine.

Já no sábado (22), o Município prepara um Dia D, abrindo todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde para atender o público nesta faixa etária. “Determinei também a aquisição de insumos para a vacinação das crianças, que precisa ser feita com uma agulha diferente. Também em cada ponto de vacinação haverá um profissional médico para qualquer intercorrência, muito embora a aplicação seja segura e confiável”, argumentou o chefe do Executivo.

Leia Também Corsan orienta sobre interrupção no fornecimento de água em bairros de Passo Fundo Prefeitura revitaliza espaços da Praça Tochetto A história e o futuro do Aeroporto Lauro Kortz são tratados em palestra Primeiro voo-teste no Aeroporto Lauro Kortz é realizado nesta quinta-feira