Anvisa confirma novo caso de superfungo no Brasil

Compartilhe
KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY   KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou na quarta-feira, 12, a terceira contaminação pelo superfungo Candida auris no Brasil. O caso ocorreu em um hospital da rede pública de Recife, Pernambuco (PE).

Até o momento, há um caso confirmado e outro em análise. Mesmo assim, o órgão reitera que deve-se considerar que há um surto de C. auris no Brasil. "A definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde – mesmo se for apenas um caso", disse em nota.?? 

O primeiro caso identificado no Brasil foi no final de 2020,  em uma amostra de ponta de cateter de um paciente que foi internado em uma UTI de um hospital na Bahia. Ele levou ao primeiro surto da doença no Brasil (com 15 casos e 2 mortos). A segunda contaminação foi um mês atrás, com somente um caso num hospital de rede pública.

Os Estados Unidos, Índia e México também apresentaram surtos da doença nos últimos dois anos. No país de Joe Biden, por exemplo, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) registrou 1.156 casos da doença entre setembro de 2020 e agosto de 2021.

Fonte: Revista Exame / Anvisa

Leia Também Hospital de Clínicas restringe atendimentos pediátricos apenas para casos emergenciais Hospital Municipal suspende visitas a partir desta quinta-feira Visitas aos internados ficam suspensas a partir desta quinta no Hospital de Clínicas de Passo Fundo Hospital São Vicente de Paulo suspende visitas a partir desta sexta-feira