Vacinação de crianças terá início na próxima quarta-feira em Passo Fundo

Compartilhe
Divulgação   Divulgação 

Cobertura iniciará pelas crianças com 11 anos completos que possuem comorbidades. O cronograma de vacinação seguirá as orientações estaduais e o quantitativo de doses recebidas. No dia 19, aplicação da vacina ocorre apenas na Central de Vacinas para este público etário

Em Passo Fundo, a vacinação das crianças contra a Covid-19 terá início na próxima quarta-feira (19). Seguindo o fluxo estabelecido pelo Governo do Estado, o Município começará a cobertura pelo grupo de 11 anos completos que possuem comorbidades. A vacinação será realizada na Central de Vacinas, das 8h às 15h.

De acordo com a secretária de Saúde, Cristine Pilati, o cronograma é definido e informado tendo em vista quantitativo de doses disponíveis. "Acreditamos que, neste primeiro momento, receberemos menos de mil doses. Então, faremos a vacinação por faixa etária, priorizando as crianças com comorbidades", afirma.

No dia 19, a Central de Vacinas receberá exclusivamente as crianças de 11 anos com comorbidades. Nesta data, não haverá outra atividade no local. A vacinação de demais grupos será transferida para outras unidades e divulgada pela Prefeitura no cronograma semanal geral.

Serão vacinadas crianças com alguma doença como hipertensão, diabetes ou asma, além das imunossuprimidas. "Assim como definiu a Secretaria Estadual de Saúde, em nota divulgada recentemente, o Município também não irá exigir prescrição médica para a aplicação do imunizante", lembra a secretária.

Importância da vacinação
Ao falar sobre a cobertura vacinal das crianças, Cristine Pilati, que também é médica infectologia, defendeu a segurança dos imunizantes e frisou a relação entre a vacinação e a redução de internações em decorrência da Covid-19. “A aplicação das vacinas neste público de 5 a 11 anos será optativa para os pais. Não obrigaremos ninguém a vacinar. Mas os indicadores da pandemia mostram que a vacinação deu certo para reduzir quadros graves e as internações hospitalares”, pontuou.

Dia D
Para ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura também está programando a realização de um Dia D, em 22 de janeiro, contando com o envolvimento de todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde. “O objetivo dessa iniciativa, que vai ocorrer em um sábado, é facilitar que os pais ou responsáveis levem as crianças para vacinar”, enfatizou a secretária.

Leia Também Mesmo com aumento de casos, Passo Fundo completa 25 dias sem óbitos por Covid-19 Confira a vacinação contra a Covid-19 de 17 a 21 de janeiro em Passo Fundo Canadá: bebida alcoólica só é vendida para quem comprova estar vacinado Passo Fundo supera os 1,7 mil casos ativos de Covid-19