O caminho da assertividade

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe

Todos os dias tomamos inúmeras decisões. Algumas decisões são mais simples, outras mais complexas. Quantas vezes paramos para pensar se estarmos sendo assertivos nas nossas tomadas de decisão?

Nem sempre somos assertivos, mas devemos buscar errar o mínimo possível. Esse é o caminho que vai nos conduzir e nos tornar pessoas melhores. Nem sempre algumas escolhas são simples, e muitas vezes corremos o risco de escolhermos pelo caminho errado, que se apresenta ilusoriamente como o mais simples.

O número de atividades que fazemos diariamente, por vezes nos impede de pensarmos sobre nossas escolhas. A tendência de entrarmos em um emaranhado de ações todos os dias é muito grande. Em grande medida não passam de um amontoado de ações que, voluntária ou involuntariamente assumimos, algumas inclusive sem propósito ou objetivo claro.

O caminho da assertividade gera comportamentos mais adequados e sensatos. Exige olhar introspectivo, retrospectivo e prospectivo. Nem sempre tomaremos as melhores decisões, pois somos humanos e suscetíveis ao erro. Mesmo sabendo das dificuldades na tomada de decisão, busque sempre agir de forma correta e assertiva, busque pautar sua ação pelo caminho do bem, da generosidade e da empatia. O caminho da assertividade muitas vezes não é o mais simples, mas ele vale a pena.

 

 

Leia Também Quais os caminhos da Direita e da Esquerda? Uma cidade Encantadora!? As Festas de Final de Ano e os Traumas Os precursores