O primeiro emprego

Postado por: Janaína Portella

Compartilhe

Na semana em que tivemos uma edição do programa Café com Emprego proporcionada pelo Município, voltada para o público jovem, verifiquei o grande número de pessoas que buscavam a sua primeira colocação no mercado de trabalho.

É uma situação que gera ansiedade e muitas expectativas, sendo que em caso de entrevista de emprego, com pouca ou sem qualquer experiência anterior, pode gerar insegurança.

Contudo, todas as pessoas que estão no mercado de trabalho, um dia iniciaram de alguma forma e aí reside um dos desafios, o de se propor a fazer algo que nunca tinha na sua vida se proposto a enfrentar.

Quanto à falta de experiência o estudo, cursos técnicos, estágios e trabalhos voluntários desenvolvem muitas habilidades tanto em conhecimento quanto com relação ao trabalho em equipe e relacionamento com o público, seja na forma presencial ou virtual.

Embora com nenhuma ou pouca experiência, os jovens que já nasceram e cresceram em um cenário tecnológico, podem trazer uma visão inovadora para as empresas, gerando sugestões e novas ideias sobre a forma como elas realizam determinadas atividades.

Há necessidade para muitas empresas, de pessoas criativas e que sejam inovadoras tanto para com o empreendimento quanto para com a relação com o público alvo. Isso abre espaço para a contratação de jovens recém inseridos no mercado de trabalho.

Para o jovem iniciante, há a possibilidade de após efetivado, ao continuar se aprimorando tecnicamente e em conhecimento, de evoluir dentro do quadro funcional, atingindo cargos diferenciados e de gestão.

No contato com os jovens candidatos a vagas de emprego, uma característica em comum que constatei é a preocupação em buscarem qualificação e preparação para poderem ingressar no mercado de trabalho.

É empolgante ver a nova geração em busca de colocação no mercado de trabalho, ávida por construir sua carreira profissional e também contribuir para com a sociedade como um todo.

Aos e às novas integrantes do mercado de trabalho, o meu desejo de muito sucesso e de que realizem os seus sonhos.

 

  Janaína Leite Portella

              Advogada, Professora universitária,

                                  Empresária e Vereadora
      janaina@leiteportellaadvogados.com.br

 

Leia Também Decidir-se Vocação e testemunho RABISCOS SEMANAIS: Desejo ardente! Um Feliz Dia dos Pais