Qualidade de Vida no Trabalho

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe

 

A busca da qualidade de vida no trabalho é essencial no ambiente empresarial. A Psicologia Organizacional e do Trabalho tem se debruçado sobre o assunto e produzido inúmeras discussões sobre a temática nas empresas.

Você já parou para pensar quantas horas passa no ambiente de trabalho? Muitas pessoas passam mais de um terço de suas vidas no trabalho, contando o tempo gasto com deslocamentos. Se esse espaço não for saudável, temos um problema que precisa ser ajustado.

Os profissionais da área da Psicologia Organizacional e do Trabalho têm um papel muito importante na construção de políticas capazes de pensar as pessoas nas organizações. Seja na atração de perfis mais qualificados para a empresa, especialmente em cargos de gestão, na retenção de talentos, no desenvolvimento de competências/performance, nas movimentações necessárias e, inclusive, nos desligamentos.

Diversos são os indicadores capazes de apontar como está a qualidade de vida no trabalho: rotatividade, absenteísmo, estão entre os principais. Realizar pesquisas de clima organizacional periodicamente auxilia sobremaneira a mapear os gargalos e possibilitar ações mais assertivas. 

O gestor precisa estar em constante processo de reflexão e revisão de suas práticas e condutas. Enquanto líder, precisa contribuir para a qualidade de vida no trabalho, construindo com sua equipe um ambiente sadio e adequado para o exercício profissional.

 

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

Leia Também O Senhor está próximo És tu o Messias esperado? OS TRÊS OPERÁRIOS RABISCOS SEMANAIS: Rosto de Emanuel!