O desafio diário do empreendedorismo

Postado por: Janaína Portella

Compartilhe

Algumas vezes em razão das atividades e da rotina do dia a dia consumimos diversos produtos e serviços em pequenos, médios, grandes e gigantescos empreendimentos, sem pararmos para pensar na complexidade e no esforço que é necessário dispender para que aquele ato que parece simples possa acontecer.

Seja qual for o tamanho do empreendimento, todos eles têm em comum pessoas que são responsáveis por todo o seu funcionamento e que se dispõem a enfrentar todos os muitos desafios e riscos que se apresentam para quem quer ser dono do próprio negócio.

Tanto para se iniciar um novo negócio, como para incrementar ou realizar mudanças em empresas já existentes, a iniciativa parte do empreendedor, o que envolve inovação, planejamento e a constante busca por aprimoramento e progresso.

Estes são apenas alguns dos muitos desafios que são enfrentados pelos empreendedores, que invariavelmente irão encarar os problemas relacionados com gestão de pessoas e equipes, gestão financeira, problemas jurídicos, busca constante por inovação, marketing e as tendências do mercado consumidor que pretende atingir.

Empreender significa trabalhar muito e sem carga horária definida, exige muito desforço físico e mental, tomar decisões difíceis, algumas vezes envolvendo a própria existência da empresa, relacionadas a manter sócios ou não, expandir o negócio ou mantê-lo na forma como está e muitas outras tormentosas questões que surgem no dia a dia.

De outro lado, ter o próprio empreendimento deixa o caminho livre para criar alternativas para o negócio, para gerar autonomia pessoal e poder exercer funções de liderança para poder seguir o caminho que quiser e ir o quão longe pretender.

Ser o dono do seu próprio negócio é ao mesmo tempo complicado e satisfatório, a cada desafio superado surge mais motivação para seguir em frente e melhorar, não ter medo de agir nem de errar, e construir a sua carreira e trajetória do seu jeito, com as suas ideias e propósitos.

 

 

   Janaína Leite Portella

              Advogada, Professora universitária,

                                  Empresária e Vereadora
      janaina@leiteportellaadvogados.com.br

 

 

 

Leia Também Quais os caminhos da Direita e da Esquerda? Uma cidade Encantadora!? As Festas de Final de Ano e os Traumas Os precursores