Crianças de seis meses a cinco anos incompletos poderão ser vacinadas contra a gripe a partir de segunda-feira

Compartilhe
A vacinação das crianças de seis meses até cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra  a gripe será iniciada na próxima segunda-feira (25) junto com a imunização da tríplice viral. A partir desta data, os pais ou responsáveis poderão levá-las até as unidades de saúde com a carteirinha de vacinação.

Com a ampliação do grupo, podem continuar sendo vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da educação, povos indígenas, gestantes e puérperas. Além disso, também seguem sendo vacinados os trabalhadores da saúde, que podem fazer junto com a vacina da gripe a da tríplice viral.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, destaca que a vacina é atualizada com as cepas que estão em maior circulação e, por isso, é fundamental a vacinação anual. “O vírus da gripe consegue se modificar frequentemente. Sendo assim, a população deve fazer o reforço todos os anos. Conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas Influenza trivalentes utilizadas no Brasil desde fevereiro deste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo Influenza A Victoria (H1N1), Influenza A Darwin (H3N2), Influenza B Áustria - linhagem B Victoria”, mencionou.

Até o momento, conforme registra a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a procura pela vacina é baixa. "Completamos três semanas de campanha e tivemos somente 51% dos trabalhadores da saúde vacinados, 32% dos idosos, 12% dos trabalhadores da educação, 21% das puérperas e 6% das gestantes. Temos como meta vacinar 90% das populações de cada grupo", identificou.

Locais de vacinação
Ambulatório de Especialidades
Cais Hípica
Cais Boqueirão
Cais Vila Luíza
ESF Adriana Lírio
ESF São José
ESF São Luiz Gonzaga
ESF Adolfo Groth
ESF Donária / Santa Marta
ESF Mattos
ESF Nenê Graeff
ESF Jerônimo Coelho
ESF Planaltina
ESF São Cristóvão
ESF Valinhos
ESF Ricci
ESF Zachia
ESF Adirbal Corralo
ESF Jaboticabal
ESF Caic Edu Azambuja
UBS Parque Farroupilha
UBS Ivo Ferreira
UBS Jardim América
UBS Vila Nova / Santa Maria

UBS, ESF e Ambulatórios funcionam das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Já os Cais, das 8h às 16h.

Trabalhadores da Saúde também pode ser vacinados na Central de Vacinas, que funciona na Rua Uruguai, 667, Centro, das 8h às 17h30.

Vacinação contra a Influenza e contra a Covid-19
A Campanha de Vacinação Contra a Influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de 12 anos de idade.

No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a Influenza. Nestas situações, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Leia Também Passo Fundo fará vacinação neste sábado Governo intensifica monitoramento da covid-19 após identificação de duas subvariantes com alta possibilidade de transmissão Vacinação contra a Covid-19 será aberta para todas as crianças de seis meses a três anos incompletos Contra lockdown, chineses destroem centro de testagem e viram carro de polícia em Guangzhou