Fetag realiza congresso com agricultores em Passo Fundo

Compartilhe
Foto: Kleiton Vasconcellos (Planalto News FM 92.1)   Foto: Kleiton Vasconcellos (Planalto News FM 92.1) 

Ação é uma das mais de 20 regionais espalhadas pelo Estado, onde levanta-se necessidades dos produtores

Durante a quinta (05) e sexta-feira (06), delegados sindicais da região de Passo Fundo participam do congresso promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Fetag. Entre os temas abordados, ações do movimento e a busca pelo desenvolvimento rural.

De acordo com o vice-presidente da Fetag, Eugênio Zanetti, “a Fetag inovou e pela primeira vez ocorre esse congresso de base, nas 23 regionais espalhados pelo Estado. O objetivo é saber quais são as demandas, com os agricultores locais, para montarmos um plano de ação” diz.  

O plano levantado agora vale pelos próximos quatro anos. Nas discussões, já apareceram questões como os meios de produção, o novo Plano Safra, a ação do sindicato. “Temos realidades bem diferentes no Rio Grande do Sul. Fronteira, Sul, Serra. Juntando as extensões de base, somamos 421 municípios, mas todo o Estado vem de um momento difícil, com estiagem histórica e pouca ajuda aos agricultores” revela.

Ainda conforme Eugênio Zanetti, “houve um desconto de 35,2% nas parcelas do Pronaf. Mas estamos na esperança que o governo do Estado tenha um crédito ou auxílio para as famílias mais vulneráveis do meio rural”.

Os delegados-participantes do congresso foram escolhidos seguindo paridade: dois homens, duas mulheres, jovem de até 23 anos e um aposentado.

Leia Também Seca derrubou o RS para a quarta posição na produção de soja Excesso de chuvas já prejudica a lavoura de trigo Coasa realiza curso obrigatório de capacitação para aplicadores de produtos hormonais Sebben lança ao mercado o Soy Tost para vacas de leite