Reciclagem com responsabilidade social e ambiental

Postado por: Nei Alberto Pies

Compartilhe
Os estudantes dos oitavos anos e nono ano da Escola Zeferino Demétrio Costi (ZDC) fizeram importante atividade junto à Cooperativa de Reciclagem COAMA e Projeto Transformação na tarde deste último dia 09 de maio de 2022. Na oportunidade, participaram de uma Oficina sobre a importância da Reciclagem e dos cuidados do meio ambiente, com o Coordenador do Projeto Transformação Iltomar Siviero, bem como fizeram uma visita ao galpão de reciclagem da Cooperativa. Puderam interagir com perguntas e dúvidas, fazendo da atividade uma grande interação de conhecimentos.
O local do Projeto Transformação e do galpão da Cooperativa COAMA fica próximo às dependências da escola, sendo que alguns estudantes que participaram da atividade também moram próximos deste local.
Na avaliação dos estudantes, foi uma atividade de grande relevância, pois puderam sair das salas de aula e aprender com a prática e com a vivência de nove famílias que sobrevivem da renda obtida através da comercialização de resíduos recicláveis. A atividade foi acompanhada e organizada por 3 professores das disciplinas de Ciências, Matemática, Filosofia e Ensino Religioso. A atividade foi preparada para que, em contato com a realidade, os estudantes possam aprofundar seus conhecimentos sobre o meio ambiente, a reciclagem, a ética e os conhecimentos matemáticos. Em sala de aula, serão retomadas informações e conhecimentos que foram repassados aos estudantes. 
A presidente da COAMA, Cooperativa de Reciclagem, Eva Fátima Godoy de Chaves fez uma fala que chamou particular atenção dos estudantes presentes durante a visita:  Ela afirmou que, "na verdade, a gente limpa a cidade, ajuda a natureza e ainda ganha o dinheirinho para sobreviver".


Leia Também Uma presença nova Dona Pureza Presente desejado RABISCOS SEMANAIS: Corporeidade à boa notícia!