Ação no Hospital de
Clínicas durante a quinta-feira fez levantamento sobre possíveis pacientes
A quinta-feira (19) é de campanha sobre o Maio Roxo. Uma ação no Hospital de Clínicas, com apoio da Liga Acadêmica de Gastroenterologia Clínica e Cirúrgico, no próximo estabelecimento de saúde, visa conscientizar pacientes sobre os riscos das Doenças Inflamatórias Intestinais.
De acordo com a médica gastroenterologista Angelina Dantas, as doenças incluem Crohn e Retrocolite Ulcerativa. “Há um aumento de casos das duas doenças no Brasil e América Latina, na taxa de 14% ao ano. A gente está alertando sobre sinais e sintomas dessas doenças, que tem tratamento adequado o quanto mais cedo forem detectadas”. Exames de imagem podem detectar as doenças.
Entre os sintomas, estão diarreia (inclusive noturna) algumas vezes ao dia, perda de peso, sangramento e secreções. “São doenças que inflamam o intestino e que podem ser tratadas o quanto antes” completa a médica. Há medicações voltadas ao tratamento, podendo ser comprimidos ou injetáveis.
Durante a ação, pessoas que estavam no HC foram convidadas a responder um questionário. E pelo menos quatro casos chamaram a atenção, requerendo maior acompanhamento.
Além da campanha na quinta-feira, outra ação semelhante está programada para ocorrer no próximo dia 28, das 10h às 21h, no Bella Città Shopping.