Dia Internacional da Tireoide: quando fazer o teste rápido para avaliar a produção dos hormônios

Compartilhe


 

Uma glândula pequena e com uma poderosa função. Em formato que lembra uma borboleta, a Tireoide está localizada na parte da frente do pescoço e influencia grande parte dos processos metabólicos do corpo. Anualmente, ações de conscientização acontecem no mês de maio para lembrar o Dia Internacional da Tireoide (25) e orientar a população sobre o tema.

De acordo com o médico do Núcleo de Inovação em Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Dr. Jefferson Cunha, as doenças da tireoide são o hipotireoidismo, quando a produção dos hormônios é insuficiente e o hipertireoidismo, que é o excesso hormonal.

“A Tireoide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Quando produzidos em quantidades menores ou em excesso ocorre um desequilíbrio no organismo que resulta em uma série de problemas.  Então essa data serve de alerta para que as pessoas conheçam mais sobre os sintomas e, se apresentarem algum, possam buscar ajuda profissional para o tratamento”, explica o médico.

O diagnóstico precoce de problemas nessa glândula ajuda na qualidade de vida do paciente e evita possíveis complicações no estado de saúde. Uma série de sintomas podem indicar que a tireoide não vai bem e a avaliação é feita através de exames de sangue, como hormônios (TSH, T4, T3) ou anticorpos, ultrassom, cintilografia, biópsia e autoexame. Na Rede de Farmácias São João, em poucos minutos, é possível ter o resultado da produção hormonal da tireoide com o exame de TSH.

“Através da coleta de sangue, uma gota retirada da ponta do dedo, o exame avalia se o hormônio tireoestimulante (TSH) está dentro dos valores de referência ou não, identificando doenças como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Com este exame também é possível avaliar se os tratamentos estão tendo o efeito esperado”, esclarece o gerente de Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini.

 

Hipotireoidismo

No hipotireoidismo todo o organismo começa a funcionar lentamente: coração mais devagar, metabolismo mais lento, aumento de peso, constipação intestinal, pele seca, sonolência, falta de concentração e memória, cansaço, depressão, entre outras alterações.

 

Hipertireoidismo

No hipertireoidismo o organismo se torna mais acelerado, o coração aumenta o número de batimentos causando arritmias, aumenta o número de defecações, pele fica úmida, muito calor e suor, irritabilidade, mau humor, insônia, tremores, perda de peso, pode ocorrer um aumento dos olhos (exoftalmia), entre outras alterações.

 

Quando fazer o exame de TSH

Os problemas de tireoide, frequentemente, aparecem em mulheres acima de 35 anos e em pessoas com mais de 60 anos. Porém, a doença pode acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Geralmente, as causas da alteração na glândula podem ser congênitas, autoimunes, inflamatórias, tumores ou desconhecidas.

A indicação é que o exame de TSH seja feito nos check-up de rotina ou quando identificado algum sintoma. Não é necessário nenhum preparo anterior ao teste, o paciente apenas deve informar se faz uso contínuo de alguma medição, inclusive anticoncepcional. O resultado do exame fica disponível em apenas 10 minutos.

Nas farmácias da Rede São João, o exame TSH é feito por farmacêuticos qualificados em salas com infraestrutura completa para a segurança e conforto dos clientes. A Rede possui mais de 800 consultórios farmacêuticos, que seguem uma série de requisitos estabelecidos pela Anvisa, e conta com farmacêuticos preparados para fornecer todas as orientações e esclarecer dúvidas dos clientes sobre doenças da Tireoide.

Para conferir as filiais com o serviço de teste rápido de TSH, basta acessar: saojoaosaude.com.br.

 

Sobre a Rede São João

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR).  Atualmente são mais de 900 lojas, cerca de 15 mil colaboradores e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.

O atendimento ao cliente conta ainda com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem opção de compre e retire na loja, opção de receber em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.



Atenciosamente,

Keli Karczeski 

Assessoria de Imprensa Rede de Farmácias São João

Leia Também Badalar do Sino da Vitória no Hospital de Clínicas representa término do tratamento oncológico Vacinação contra a gripe passa a ser oferecida para crianças a partir de 6 meses de idade Hospital São Vicente de Paulo celebra 104 anos nesta sexta-feira Prefeito anuncia o acesso prioritário de gestantes acompanhadas pelo Meu Bebê, Meu Tesouro a cursos profissionalizantes