Você sofre de Ansiedade?

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe


A ansiedade é uma reação natural do ser humano às situações do dia a dia. No entanto, quando exacerbada ela pode representar sofrimento, especialmente devido a incapacidade de controlar situações futuras.

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) ansiedade “é a antecipação de ameaça futura”. Os transtornos de ansiedade se desenvolvem na infância e tendem a persistir ao longo da vida se não forem tratados. No que diz respeito a prevalência é possível afirmar que se manifesta mais em mulheres do que em homens: 66% para 34%.

A ansiedade é uma das principais causas sofrimento mental na atualidade. Entre os sintomas destacam-se: dificuldade de concentração, nervosismo, medo constante, preocupação exagerada com o futuro, irritabilidade e pensamentos descontrolados geralmente de caráter negativo. Além disso apresentam-se os sintomas físicos: taquicardia, suor excessivo, respiração ofegante, falta de ar, fraqueza, cansaço desproporcional, entre diversos outros. Se você identificou a presença desses sintomas, procure ajuda especializada.

A ansiedade pode ser tratada e/ou controlada. A psicoterapia é um importante método de tratamento e precisa ser considerado pelo paciente e seus familiares. Associada ao uso de medicação apropriada, tem sua ação potencializada e é capaz de ajudar muito os indivíduos no tratamento dos transtornos de ansiedade.

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também RABISCOS SEMANAIS: Rosto de Emanuel! Quais os caminhos da Direita e da Esquerda? Uma cidade Encantadora!? As Festas de Final de Ano e os Traumas