Os impactos do inverno na saúde mental

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe


O inverno está se apresentando para mais uma edição. Segundo as previsões ele será mais rigoroso nesse ano. A saúde mental precisa de cuidados especiais nos dias frios, chuvosos e nebulosos.

Na prática clínica é muito comum observarmos os impactos do clima na saúde mental. Dias quentes e ensolarados são encarados com mais vigor pelas pessoas. Pelo contrário, dias de clima mais fechado, frio e chuvoso, refletem diretamente no comportamento das pessoas. O inverno, pelas suas características, tende a deixar as pessoas mais reclusas e introspectivas. Os dias mais curtos e as noites mais longas também afetam diretamente as emoções. A quantidade de exposição ao sol também fica reduzida e a liberação hormonal fica comprometida, pois há uma tendência natural de diminuirmos o ritmo das atividades físicas.

Mudanças de comportamento precisam ser levadas em consideração. Não deixe sua saúde mental para depois, tome cuidado com aquilo que realmente importa que é uma vida saudável, com corpo e mente em equilíbrio.

A saúde mental demanda cuidados. Você merece viver plenamente, com uma vida equilibrada e saudável. O inverno precisa ser vivido e vamos passar por ele curtindo o que de bom ele tem para nos oferecer.

 ** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também O ciclo virtuoso do hábito da leitura Liberdade e seguimento de Jesus Cristo Que conselho você daria? RABISCOS SEMANAIS: Gonzagas de hoje!