AAPECAN de Passo Fundo promove encontro com autoridades e imprensa

Compartilhe
Foto: Fabio Götz/Planalto News   Foto: Fabio Götz/Planalto News  

Na manhã desta quarta-feira (22) a AAPECAN (Associação de apoio a pessoas com câncer) de Passo Fundo, realizou um momento de encontro com autoridades e a imprensa do município, a fim de destacar as atividades desenvolvidas pela entidade em prol da comunidade.

Na oportunidade o presidente da AAPECAN de Passo Fundo, Guilherme Guido, salientou a história e como se dão os serviços prestados pela associação.

Conheça um pouco da história da AAPECAN

A AAPECAN é uma entidade que não visa lucro, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e dez Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.

A ideia de abrir uma entidade que apoiasse pessoas com câncer surgiu a partir de um grupo, de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes. O grupo percebeu as dificuldades que enfrentavam as pessoas com câncer em terem todas as suas necessidades básicas atendidas, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários tem custo elevado.

Frente à fragilidade socioeconômica e emocional que a doença provoca no paciente e em toda a família, oferecemos acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades dos que buscam ajuda em uma de nossas unidades. Realizamos atendimentos individuais, grupos de apoio, rodas de conversa, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios.

Em 05 de Março de 2005, foi fundada a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN em Caxias do Sul, e em 21 de janeiro de 2011, foi inaugurada a primeira Casa de Apoio. Atualmente, distribuídas em dez cidades do RS, a AAPECn hospeda e oferece quatro refeições diárias a pessoas com diagnóstico de câncer vindos de outros municípios para tratamento oncológico como quimioterapia e radioterapia nos hospitais de referência.

AAPECAN Passo Fundo

A AAPECAN de Passo Fundo, foi inaugurada em julho de 2018, é a irmã caçula da família. Dentre as 14 sedes da Associação espalhadas pelo Rio Grande do Sul, é a mais recente em funcionamento. Com mais de 300 cadastros, 170 deles ativos, a Unidade dispõe de serviços de atendimento na área da Psicologia e do Serviço Social, além de grupos de apoio. Os benefícios são concedidos aos usuários e familiares de acordo com a avaliação da equipe de assistentes sociais. Tem ainda brechó, Reiki oficina de artesanato e reuniões informativas para usuários e familiares.

A Casa de Apoio com capacidade para 20 pessoas entre usuário e acompanhante, e funciona como as demais: cinco dias por semana, com direito a quatro refeições diárias gratuitas, além de transporte sem custo da Unidade aos locais de tratamento. Localizada em região de forte densidade demográfica, a Unidade Passo Fundo da Aapecan tem uma das maiores áreas de abrangência do Estado: atende 95 Municípios – 62 da região de Passo Fundo e 33 de Erechim e entorno.

Fonte: AAPECAN

Leia Também Prefeitura prepara a realização da Semana de Desenvolvimento Econômico Integrantes de ocupação realizam protesto na Avenida Rio Grande Coleurb disponibiliza ônibus extra para o Vestibular da UPF neste sábado Bella Città instala duas estações para carregamento de carros elétricos