APAE de Passo Fundo comemora 55 anos nesta terça-feira

Compartilhe
Fotos: Arquivo/APAE de Passo Fundo   Fotos: Arquivo/APAE de Passo Fundo 

Apresentação na Praça Teixeirinha e Sessão Solene na Câmara de Vereadores marcam data

Nesta terça-feira (28) a APAE de Passo Fundo comemora 55 anos de fundação. Para celebrar a data, será realizada uma apresentação artística na Praça do Teixeirinha, às 14h, seguido de cortejo pelos principais passeios públicos da Avenida Brasil. À noite as homenagens ficam por conta da Câmara de Vereadores, onde acontecerá a Sessão Solene, a partir das 18h15, em reconhecimento ao trabalho da instituição de inclusão e de defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista.

Para a apresentação, os usuários das oficinas da Assistência Social prepararam o enredo de samba “APAExonados pela Vida”. O monitor Felipe da Rosa Lemos, responsável pela organização do grupo, conta que a temática foi escolhida por levar alegria às pessoas. “Nossa música fala sobre brincar, aprender, sonhar e, acima de tudo, traz a mensagem que ninguém é igual ou perfeito. Queremos que esse momento de comemoração também seja um presente à comunidade”, frisa.

A presidente Maria do Carmo Ortolan Grazziotin, ressalta que a atividade visa reforçar a relevância da APAE junto à sociedade na promoção e na articulação da autonomia e qualidade de vida dos atendidos. “Hoje temos 350 usuários e alunos beneficiados com as políticas de Assistência Social, Educação e Saúde.  Desta forma, também queremos incentivar a doação de recursos para a manutenção dos nossos serviços prestados”, ressalta Maria do Carmo. Em caso de tempo nublado, a atividade será transferida para o saguão do Sesc, na Avenida Brasil. Se estiver chovendo, os usuários farão um passeio pelo Passo Fundo Shopping.

A homenagem no Legislativo municipal foi proposta pela Mesa Diretora. A sessão inicia às 18h30, mas 15 minutos haverá apresentação dos usuários e exibição de um vídeo institucional retratando as ações da APAE nestas mais de cinco décadas.

 

Sobre a APAE

 

A APAE de Passo Fundo surgiu em 1967 a partir de um movimento liderado por Alice Sana Costi, que idealizou a instalação de uma escola de educação especial e centro técnico especializado para tratamento de estimulação e reabilitação das pessoas com deficiência em Passo Fundo. Hoje a instituição é referência nas ações voltadas à socialização, à integração e à melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista.

Entre os projetos mais recentes destacam-se o Viveiro de Cidadania, a Sala Multissensorial, o Protocolo PediaSuit, a Cinoterapia e a habilitação como Centro Regional de Referência em TEA – concedido pelo governo do Estado em dezembro de 2021.

Fotos: Arquivo/APAE de Passo Fundo 

Fotos: Arquivo/APAE de Passo Fundo 

Texto: Daniela Cenci/Ascom APAE de Passo Fundo

Fotos: Arquivo/APAE de Passo Fundo

Leia Também Moradores do Loteamento Independente II fazem manifestação em busca de apoio para melhorias na área verde Dois anos depois, sonho do abrigo na parada de ônibus vira realidade entre os bairros União e Operária Garçons com mais de 20 anos de experiência são homenageados pela Prefeitura SENAI Passo Fundo celebra 50 anos de história: mais de 59 mil pessoas foram formadas pela instituição