Prefeitura de Passo Fundo já emitiu 6,3 mil alvarás on-line

Compartilhe
Ao todo, foram abertos 7,7 mil protocolos pelo site da Prefeitura em apenas um ano de funcionamento do sistema


O serviço de emissão de alvarás pela internet trouxe mais agilidade e praticidade aos processos. Em pouco mais de um ano de funcionamento, mais de 7,7 mil protocolos foram feitos e 6,3 mil alvarás emitidos.

Conforme o prefeito Pedro Almeida, o Alvará On-line é um dos sistemas digitais implementados pelo Município que facilitaram o dia a dia dos cidadãos. “Esse serviço facilitou a vida do empreendedor na busca pelo alvará de funcionamento do seu estabelecimento. Além desse, mais de 100 outros serviços podem ser acessados pela população de forma on-line, com menos burocracias”, enfatiza.

O serviço está disponível no site da Prefeitura (www.passofundo.rs.gov.br), na guia “Serviços”. O processo elimina a necessidade de o contribuinte ter de entregar as documentações e retirar as guias de pagamento de forma presencial. Todas as tramitações serão feitas de forma on-line. Entre as funcionalidades, estão as solicitações para a abertura de novas empresas ou alteração da razão social.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, destaca que, ao acessar a plataforma, o usuário vai anexar as documentações requeridas. “Os técnicos da Prefeitura farão as análises e também a emissão das notificações, deferimentos ou indeferimentos. Deferida a solicitação, o contribuinte já recebe as guias para o pagamento das taxas e recolhimento dos tributos. Na sequência, a Secretaria faz a liberação do alvará”, destacou Oliveira.

O prazo para a liberação é de 15 dias. Na plataforma, o contribuinte pode acompanhar, via número de protocolo gerado automaticamente, o andamento da solicitação e possíveis inconsistências apontadas pelos técnicos. Dessa forma, pode ir fazendo os ajustes ao receber as notificações. “Com o alvará on-line, reduzimos o tempo de espera pela emissão do documento e também conseguimos oferecer uma resposta mais rápida ao cidadão”, pontua Diorges.

Foto: Michel Sanderi

Leia Também Moradores do Loteamento Independente II fazem manifestação em busca de apoio para melhorias na área verde Dois anos depois, sonho do abrigo na parada de ônibus vira realidade entre os bairros União e Operária Garçons com mais de 20 anos de experiência são homenageados pela Prefeitura SENAI Passo Fundo celebra 50 anos de história: mais de 59 mil pessoas foram formadas pela instituição