Caso inédito de cirurgia de Dor Facial Crônica foi realizado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo

Compartilhe

 

O Serviço de Neurocirurgia Funcional e de Dor do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo realizou um caso de cirurgia inédita no estado do Rio Grande do Sul.  A cirurgia denominada de estimulação do córtex cerebral para dor foi realizada em uma paciente portadora de dor facial crônica que não respondia mais ao tratamento medicamentoso. 

O neurocirurgião Dr. Leonardo Frighetto, membro do corpo clínico do HC, juntamente com o Dr. Eduardo Joaquim Lopes Alho, de São Paulo, foram responsáveis pelo procedimento, realizado por meio de um conjunto de eletrodos implantados no córtex cerebral e conectados a um gerador de neuroestimulação inserido ao nível do tórax da paciente, semelhante a um marcapasso.   

“O local exato do implante foi precisamente guiado por imagem e por monitorização fisiológica contínua durante a cirurgia. Na medida que os cirurgiões testavam o local exato dos eletrodos guiados pela neuronavegação, com imagens de ressonância magnética, a equipe de neurofisiologistas composta pelo Dr. Daniel Varela e Dra. Cristiane D’Aviz, identificava em tempo real a resposta dos estímulos cerebrais até a localização precisa da área cerebral correspondente ao local da dor facial da paciente.” explica o neurocirurgião Dr. Leonardo Frighetto. 

As dores faciais crônicas acontecem por comprometimento do nervo trigêmeo, doença conhecida como neuralgia do trigêmeo e devido à infecções pelo vírus do Herpes, conhecida como neuralgia pós-herpética, além de outras causas de origem buco-facial. A neuroestimulação também é utilizada para o tratamento de dores crônicas em outros locais do corpo, como as dores geradas por doenças da coluna vertebral. 

“A paciente recebeu alta no segundo dia após a cirurgia com melhora significativa do quadro doloroso. Apesar disto, a técnica permite um ajuste contínuo dos parâmetros de neuroestimulação, esperando-se um controle ainda maior do quadro nos próximos meses” afirma o Dr. Frighetto. 



Leia Também Fim do tratamento oncológico infantojuvenil: três pacientes tocam o Sino da Vida no HSVP Sobre Varíola dos Macacos, infectologista alerta: “neste momento não há razões para pânico” Hospital de Clínicas de Passo Fundo lança Centro Regional de Cirurgia Robótica RS chega a 29 casos de varíola do macaco