Viva Passo Fundo: 165 anos de história!

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe


Estamos comemorando o aniversário de Passo Fundo e nessa semana nossos olhares se voltam para a nossa história, cultura e tradição. Passo Fundo completa 165 anos. Viva “a terra que me/nos viu nascer”.
A história de Passo Fundo se confunde com a história do Rio Grande do Sul, se confunde com a história dos tropeiros que por aqui passavam e pernoitavam por essas terras. Com a passagem dos tropeiros o comércio foi acontecendo e as primeiras estalagens foram ganhando forma.
Passo Fundo foi se desenvolvendo e ganhando contornos de polo econômico regional. Hoje somos referência em várias áreas: Saúde, Educação, Comércio. Nossa agricultura é muito pujante, o setor primário tem influência fundamental enquanto matriz produtiva, mas é possível observar movimentos importantes de diversificação.
Em 2006 Passo Fundo recebeu a importante distinção de “Capital Nacional da Literatura”, o que muito nos orgulha. De fato, a cultura é um dos marcos do nosso povo. Temos orgulho de difundirmos a cultura e a pesquisa, através da produção científica de nossas Instituições de Educação Superior. No tradicionalismo mantemos nossa cultura através da difusão de nossa história nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Desde muito pequenos aprendemos amar nossa cidade e o nosso “torrão gaúcho”.
Nessa semana em que comemoramos o aniversário de 165 anos de Passo Fundo vamos parar para admirar as belezas de nossa cidade. Vamos fazer o exercício de cuidar melhor de nossos espaços públicos. Vamos exercer nossa civilidade no mais elevado grau, cuidando de nossa Passo Fundo: Viva Passo Fundo, parabéns pelos seus 165 anos.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

Leia Também É tempo de Advento Você gostaria de receber o mesmo tratamento que os negros recebem? Quem ri por último RABISCOS SEMANAIS: Raízes e âncoras!