Prefeitura promove encontro focado no fortalecimento da agricultura familiar

Compartilhe

Na tarde dessa segunda-feira (1), a Prefeitura realizou, no salão da comunidade de São Roque, um encontro focado no fortalecimento da agricultura familiar a fim de ampliar a participação dos produtores no fornecimento de alimentos para as escolas municipais. O evento, organizado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMADER), contou com a presença de famílias de todos os distritos e faz parte das comemorações da Semana do Município.

Conforme o secretário da pasta, Cristiam Thans, a proposta da ação foi destacar a importância da agricultura familiar para a merenda escolar. “Mais de 20 famílias poderão entrar neste projeto de fornecimento de alimentos para as escolas, aumentando o rendimento financeiro e levando produtos de qualidade aos alunos da rede”, afirmou.

Hoje, por meio do último edital de credenciamento aberto pela Prefeitura de Passo Fundo, oito famílias de agricultores fornecem alimentos para as mais de 70 escolas municipais. “No ano de 2021, apenas duas famílias entregavam os produtos. Estamos trabalhando com os agricultores para ampliar cada vez mais essa participação no projeto”, disse Cristiam.

O agricultor Everton Mendes, que reside no distrito de São Roque, comercializa alface, repolho, batata-doce e tempero verde ao Município. Ele incentivou as demais famílias a contribuírem com a merenda escolar, enfatizando os ganhos para a sua propriedade. “Quando a Secretaria de Agricultura e a Emater nos procuraram, vimos que era um bom negócio. Assinamos o contrato e a venda passou a estar garantida. Nos preocupamos com produzir e entregar alimentos de qualidade. Para isso, organizamos e aumentamos a produtividade com a contratação de mão de obra. Quem quer aumentar a renda na propriedade pode contar com o projeto”, comentou.

A programação realizada no encontro com as famílias da agricultura familiar contou com painel sobre “Alternativas para agricultura familiar”, depoimentos de alguns produtores e “Encontro de sabores” com apresentação do CETAP – agricultura ecológica com degustação de alimentos produzidos com produtos locais, como pinhão, butiá, araçá e guabiroba.


FOTO: MICHEL SANDERI (PMPF)



FOTO A SEGUIR: VANESSA MORAES (EMATER)





Leia Também Coasa premia campeões da produtividade Número de animais inscritos para a Expointer supera em 57,2% a edição anterior Agrônomo lamenta a proibição do Carbendazim Água Santa realiza a 1ª Festa do Agricultor