Brigada Militar através do 3º Batalhão Ambiental realiza fiscalização e combate aos crimes contra fauna silvestre na região norte do estado

Compartilhe
Foto: Comunicação Social 3° BABM   Foto: Comunicação Social 3° BABM  

Nessa sexta-feira (05), as equipes, do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo, Carazinho, Lagoa Vermelha, Erechim, Frederico Westphalen, Nonoai e São José do Ouro,  realizaram a Operação "Força Verde - Fiscalização e combate aos crimes contra a fauna silvestre".

A ação teve por objetivo a fiscalização a locais de comércio de pássaros, a identificação de criadores irregulares, bem como atuar no resgate de aves silvestres mantidas em cativeiro.

Na cidade de Lagoa Vermelha, os policiais militares flagraram, em uma residência, seis (06) pássaros silvestres presos em gaiolas. Os pássaros eram das espécies: 01 Cardeal, 02 Tecelão, 01 Trinca-ferro, 02 Frade. Diante do crime ambiental, os PMs apreenderam os pássaros e confeccionaram um Boletim de Ocorrência Policial para o responsável, por manter as aves em cativeiro. Um biólogo avaliou os pássaros e autorizou a soltura no habitat.

Em Soledade, a equipe do 3° BABM de Carazinho, foi informada, pelos Bombeiros Militares, que uma coruja-das-torres ( tyto furcata ) havia sido encontrada caída em via pública e estava ferida. Os PMs deslocaram até o local e resgataram a ave, sendo encaminhada ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF), para avaliação e cuidados médicos veterinários.


No município de Erechim, foi constatado, em uma residência, a existência de sete pássaros em cativeiro, destes, seis eram pássaros exóticos, porém um silvestre, da espécie Periquito-monge ( Myiopsitta monachus ). Como o proprietário não possuía autorização/ registro ambiental para manter a ave em cativeiro, os PMs lavraram um Termo Circunstanciado e o pássaro foi apreendido.


Fonte: comunicação 3° BABM // Rádio Planalto 


Leia Também Soledade: casal cai de moto em barranco Acidente deixa um morto e vários feridos no anel rodoviário em Santa Rosa Discussão entre vizinhas termina em carro apedrejado na Vila Mattos em Passo Fundo Policiais Militares do 3º BABM efetuam a prisão de dois homens, por descaminho no município de Tiradentes do Sul