Dia do Advogado: OAB de Passo Fundo apresenta mensagem para a categoria

Compartilhe
Hoje, 11 de agosto, é o dia de comemorarmos o Dia da Advocacia, comemorado pelas advogadas e advogados, o qual teve início no ano de 1827, com a criação das duas primeiras faculdades de direito do Brasil, a Faculdade do Largo do São Francisco e a Faculdade de Direito de Olinda.

Ao recebermos a nossa carteira de identidade profissional, em ato solene e formal, juramos “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

E é desta forma que o advogado cumpre a sua missão, aplicando dia a dia as normas do juramento e como dizia Rui Barbosa: não desertando a justiça e nem cortejando-a.

A advocacia é a responsável por estruturar regras aptas a possibilitar uma vida em sociedade, concebendo sistemas organizados e coerentes de leis, estabelecendo segurança social, buscando garantir que o Estado seja justo. Através da aplicação do Direito, protege-se a liberdade.
Neste momento, necessário lembrar as palavras de Ribeiro da Costa, enquanto exercia a presidência do Supremo Tribunal Federal: “Só uma luz nesta sombra, nesta treva, brilha intensa no seio dos autos! É a voz da defesa, a palavra candente do advogado, a sua lógica, a sua dedicação e seu cabedal de estudo de análise e de dialética! 

Onde for ausente a sua palavra, não haverá justiça, nem lei, nem liberdade, nem honra, nem vida! Bendita seja a defesa!

Nunca é demais salientar que, conforme o artigo 133 da Constituição Federal, “o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

A todas as advogadas e advogados, em especial à advocacia passo-fundense, o nosso reconhecimento e homenagem, e que continuemos, juntos, escrevendo dia a dia, de forma vigilante, aguerrida e ética, a história de nossa subseção, da nossa Ordem dos Advogados do Brasil.

Vida longa a todos os advogados e advogadas.
Vida longa à Ordem dos Advogados do Brasil.

OAB – Subseção de Passo Fundo
11de agosto de 2022.

Leia Também Movimentação começa tranquila no domingo de votação em Passo Fundo Domingo de eleições, domingo de completa cobertura na Planalto News! Passo Fundo possui mais de 149 mil eleitores aptos a votar neste domingo EGR alerta motoristas para intervenções em 11 estradas do RS