Viva a Saúde Mental: Parabéns Psicólogos (as)!

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe

Nessa semana reservamos espaço para parabenizar os psicólogos e psicólogas, tão importantes à saúde mental. Esses profissionais, juntamente com outras profissionais, trabalham diuturnamente para garantir mais qualidade de vida às pessoas. 
Nesse ano a profissão dos psicólogos completa 60 anos de história no Brasil, pois ela foi regulamentada através da Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962. Apesar de ter sua regulamentação recente, os profissionais de psicologia auxiliam diariamente a sociedade, oferecendo seus serviços e técnicas às pessoas.
Ser psicólogo é demasiado complexo. Muitas vezes as pessoas negligenciam a saúde mental, relegando para segundo, terceiro, quarto plano o cuidado com essa dimensão tão importante da vida humana. A busca pelo equilíbrio entre saúde do corpo e da mente deveria pautar nossa conduta, mas muitas vezes isso não acontece.
A capacidade de escuta, através de intervenções adequadas e assertivas continua sendo ferramenta essencial do trabalho dos profissionais de psicologia. O vínculo entre paciente e terapeuta faz-se fundamental para estabelecer uma relação terapêutica eficaz. Diversas pesquisas foram realizadas buscando mapear os principais fatores que influenciam uma psicoterapia de qualidade e, surpreendentemente, as características pessoais do psicoterapeuta e sua capacidade humana de acolhimento dos pacientes foi destacada como fator principal. Isso significa que mais importante que a técnica utilizada, está o trato pessoal com os pacientes. Esse fator chama muito a atenção e fortalece a importância dos aspectos pessoais/relacionais no exercício da profissão.
Desejamos os parabéns para todos os profissionais de saúde mental pelo trabalho que realizam, mas nessa semana, especialmente aos profissionais da psicologia. Continuem firmes e fortes realizando esse trabalho tão importante na vida das pessoas.

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

Leia Também O Senhor está próximo És tu o Messias esperado? OS TRÊS OPERÁRIOS RABISCOS SEMANAIS: Rosto de Emanuel!