“Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria!”: definida a programação completa da Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe
Foto: Arquivo Rádio Planalto News   Foto: Arquivo Rádio Planalto News 

 

A 41ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida acontecerá no dia 9 de outubro de 2022 com o lema “Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria!” 

Será retomada, neste ano, a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas Áreas Pastorais. As Áreas Pastorais de David Canabarro (agosto) e Guaporé (setembro) receberão a visita da Imagem Peregrina.


Inspirações para o lema

A escolha do lema da 41ª romaria de Nossa Senhora Aparecida tem presente a Campanha da Fraternidade 2022, com seu tema “Fraternidade e educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). A Campanha da Fraternidade tem como ponto de partida a realidade da educação. Todavia, a temática é mais ampla, apontando para uma postura de vida que também pode ser contemplada em Maria, diante do seu “sim!” e da sabedoria de quem guarda no coração e medita a vontade de Deus para si e para seu povo. Ela é Mãe do Amor, pois gerou a Jesus Cristo, manifestação do amor divino à humanidade.

Outras realidades e acontecimentos iluminarão a oração do Povo de Deus na procissão. Em âmbito local, temos a continuidade do lançamento dos diretórios arquidiocesanos e a conclusão da fase local do Sínodo. Enquanto Igreja do Brasil é possível destacar o ano eleitoral e o desafio da consciência política dos cristãos, a Campanha da Fraternidade e a sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Um olhar global chama atenção para os efeitos da pandemia, especialmente entre os mais pobres, a continuidade da guerra na Ucrânia, Síria e outros territórios, e a urgência em assumirmos a questão ecológica.


O cartaz

A Arquidiocese de Passo Fundo divulga, neste 17 de agosto, o cartaz da 41ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida.  A arte apresentada é inspirada pelo lema: “Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria!”.

O cartaz apresenta gestos de fé e de amor, presente nos corações e nos passos de inúmeros peregrinos que se colocam em procissão, para celebrar aquele humilde acontecimento, de 12 de outubro de 1717: o encontro da imagem de Nossa Senhora pelos três pescadores que de modo sábio entenderam a mensagem do evento.

Aquelas pessoas – homens, mulheres, jovens, crianças –  marginalizadas e frágeis, abriram o coração à mensagem contida naquela imagem frágil: compreenderam que, através da imagem aparecida, a mãe Maria convidava, para encontrarem-se a fim de rezar e de viver o amor fraterno e, até hoje, Maria faz o apelo para sermos Povo de Deus, caminhando juntos (sinodalidade), em busca da fraternidade universal e da amizade social, guiados por Jesus Cristo.

Nossa Senhora continua nos convidando, para caminharmos juntos, a fim de vencermos as enormes desigualdades sociais, o racismo, a intolerância, o individualismo; para cultivarmos a fé viva que se traduz em obras de irmandade, respeito, diálogo, amizade e promoção de uma educação humanista, integral e solidária.

Com amor e sabedoria, podemos usar este cartaz, não somente para a divulgação da Romaria, mas também para rezarmos pessoalmente e comunitariamente, contemplando, com sabedoria, a mensagem que brota da Pequenina Imagem Aparecida.

 

Programação

 

09 de outubro – Romaria Arquidiocesana
7h: Missa na Catedral e no Santuário
8h: Saída da procissão da Catedral
10h30min: Missa campal no Santuário
14h: Benção do Santíssimo, e dos objetos religiosos e da saúde


12 de outubro
8h: Missa com benção das famílias
10h: Missa com benção aos jovens
14h: Missa com benção aos idosos
16h: Missa com benção às crianças


Leia Também Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição acontece em 8 de dezembro Muticon Regional da Comunicação: sétima edição realizada em Farroupilha Eleita Comissão Regional de Presbíteros Encerramento das atividades dos 60 anos da Cáritas Passo Fundo