Novas placas do Xafariz da Mãe Preta são instaladas pela Prefeitura de Passo Fundo

Compartilhe
O xafariz da Mãe Preta, localizado entre as Ruas 10 de Abril e Paissandu, é um dos locais históricos do município de Passo Fundo. Recentemente, por ação de vândalos, peças foram danificadas e arrancadas do local, o que deixou entristecida a comunidade.
Em um trabalho liderado pela secretária municipal de Cultura Miriê Tedesco, o quadro foi revertido.
A Prefeitura de Passo Fundo acaba de instalar as novas placas, dando um aspecto todo especial a quem passa pelo local e que busca conhecer um pouco mais da história.
Conforme pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF), o local remete aos tempos de Cabo Neves. Ele possuía uma escrava chamada Mariana, que tinha um único filho, peralta e arteiro como qualquer criança. O menino era a alegria de sua mãe. Um dia a criança teria fugido deixando sua mãe sozinha, desolada, aos prantos, quando lhe restava apenas uma ultima gota de lágrima, o próprio filho de Nossa Senhora, que entendia muito bem a dor de uma mãe apareceu dizendo que o menino agora encontrava-se junto ao Pai. Disse ainda que pela dor que a mãe Mariana, estava sentindo, ele lhe concederia um pedido. Mariana pediu para ir ao encontro de seu filho, porém, como lembrança, que naquele local nascesse uma fonte de água, para que todos aqueles que bebessem dela, sempre retornassem para àquele lugar. É dessas palavras que teria vindo o ditado “quem bebe das águas da Mãe Preta a Passo Fundo sempre retorna”.




FOTOS: KLEITON VASCONCELOS (RÁDIO PLANALTO NEWS)

Leia Também Desfile marca Semana da Consciência Negra em Passo Fundo Stara promove show com Leonardo nesta sexta em Não-Me-Toque; ingressos disponíveis em Passo Fundo Aberto oficialmente o Natal Ecológico Boqueirão Legal Emoção e fé: aberta a programação da Cantata Natalina 2022