Escola das Profissões: Prefeitura chegará a 36 turmas com cursos gratuitos

Compartilhe

Mais de 630 pessoas se inscreveram para os novos cursos gratuitos da Escola das Profissões da Prefeitura. A seleção será informada aos participantes nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Educação. O início das aulas é escalado por curso e acontecerá a partir do dia 21 de setembro.

O prefeito, Pedro Almeida, destaca que a capacitação é fundamental para garantir a geração de emprego e renda e, ao mesmo tempo, assegurar que as empresas tenham profissionais capacitados para preencher as vagas. “É para dar oportunidades que criamos a Escola das Profissões. Acredito no potencial do trabalho para melhorar vidas e, com as novas lacunas do mercado, precisamos estimular alternativas para que as pessoas se capacitem. Pelo segundo ano consecutivo, somos o quarto município que mais empregou os cidadãos, e esse é um dado que reforça os resultados das políticas públicas municipais”, considerou.

A Escola das Profissões amplia a capacidade do Café com Emprego, que foi implementado pela Prefeitura para conectar pessoas a empresas com vagas disponíveis. Para o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, essa associação entre os dois programas visualiza o cenário atual do mercado de trabalho. “Um dos desafios para o preenchimento dos postos de trabalho que identificamos nas quatro edições do Café com Emprego é a qualificação técnica. As empresas têm vagas abertas que não conseguem preencher pela falta de mão de obra e, muitas vezes, as pessoas não conseguem se profissionalizar. Dessa forma, a Escola das Profissões veio para auxiliar nestas duas situações”, justificou.

Devido ao número de inscritos ter sido menor que o mínimo para o fechamento de turmas, dois dos 18 cursos que haviam sido anunciados pela Prefeitura não serão realizados neste momento: o de Português para Estrangeiros e o de Elaboração de Apresentações. Em compensação, o curso de Informática Básica, que teve o número de inscrições duas vezes maior que o de vagas, contará com duas turmas para possibilitar que todos os inscritos possam participar.

Ao todo, a Escola das Profissões passará a ter 36 turmas: 17 em atividade, que acontecem nos espaços das faculdades Ideau (estação I) e Anhanguera (estação II); duas em parceria com o Senai e que são voltadas à indústria; e as 17 que iniciarão em breve. Até este segundo semestre de 2022, a previsão é que sejam realizados cerca de 50 cursos.

Os cursos são divididos em três eixos: o “Profissionais do Futuro”, destinado ao desenvolvimento de habilidades como línguas e tecnologias sociais; o “Qualific@REE”, que incentiva o empreendedorismo; e o “Update", que tem foco no atendimento da indústria com mão de obra qualificada.


Seleção e vagas
A seleção para os cursos é realizada por ordem de inscrição. Em cada curso, é destinada por ordem de inscrição uma vaga para cada público prioritário: CadÚnico, imigrante, pessoa com deficiência, gestante ou mãe do Meu Bebê, Meu Tesouro, segurado do INSS, pessoa que participou do Café com Emprego. O selecionado deverá comprovar com cópia ou foto do comprovante de cadastro.

A divulgação dos selecionados será feita por WhatsApp. A Secretaria Municipal de Educação entrará em contato para informar.

Leia Também Prefeitura de Passo Fundo propõe a criação da Secretaria de Inovação Boi passeia a caminho do centro da cidade de Passo Fundo Planalto News na quinta edição do 'Café com Emprego' em Passo Fundo Planalto News no 'Café com Emprego': mais de 600 vagas serão oferecidas nesta quinta-feira