Passo-fundense ganha o campeonato brasileiro de sinuca e Snooker 2022

Compartilhe

Francinei Rocha Costa foi o surdo da competição ele faz parte da APAS (Associação dos Pais e Amigos de Surdos de Passo Fundo)

Ocorreu no município de Criciúma, na região sul de Santa Catarina, o XLI Campeonato Brasileiro de Sinuca e Snooker 2022, dos dias 08 a 11 de setembro. O evento foi organizado pela CBBS (Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca) e contou com 120 atletas de diversos estados do país.

Os participantes disputaram nas categorias Master Six Red/Regra Inglesa e Sênior Six Red. A delegação de Passo Fundo estava representada por Célio Augusto Marcel e Francinei Rocha, que fazem parte da Associação Passo-Fundense de Sinuca. Conforme destacou a organização do torneio, todos os estados fazem jogos de eliminatórias e os melhores garantem a vaga para o brasileiro. No Rio Grande do Sul a competição ocorreu nos dias 21 e 22 de agosto, no município de Canoas.

Um dos representantes de Passo Fundo, Francinei Rocha Costa, conquistou o título na categoria Master Six Red. O atleta era o único na competição que tem deficiência auditiva e superou todos os desafios para essa grande conquista. A vice-presidente da APAS (Associação dos Pais e Amigos de Surdos de Passo Fundo), Ieda Costa, conversou com a Rádio Planalto e destacou que ele sempre foi uma pessoa muito dedicada. “Precisamos mostrar que surdos podem chegar no lugar que eles quiserem”, salienta Costa.

Além de um grande atleta, Francinei é professor de libras no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Ibirubá.

Leia Também Alex Sandro tem lesão no quadril e está fora de Brasil X Camarões Copa 2022: Brasil vence Suíça e antecipa a classificação Camarões e Sérvia empatam em 3 a 3 em jogo eletrizante pelo Grupo G Dudu Schons conquista o bicampeonato gaúcho de Kart