Colégios Tiradentes obtiveram as melhores notas no Ideb entre as escolas públicas do Brasil

Compartilhe
Os Colégios Tiradentes da Brigada Militar conquistaram as colocações: primeira, segunda,  terceira e décima terceira no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano de 2021, dentre as escolas públicas do Brasil.  Os dados foram  publicados neste mês pelo Ministério da Educação (MEC).  O índice é o principal indicador de qualidade educacional no Brasil, representado em uma escala de 0 a 10. Ele combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), trazendo informações sobre rendimento escolar (aprovação).

O primeiro colocado foi o Colégio Tiradentes de Ijuí, com nota 7.4; seguido pelo colégio de Passo Fundo, nota 7.2; Santa Maria, nota 7.0 e Santo Angelo, nota 6,7; as escolas também ocupam a 3ª, 4ª, 5ª e 15ª posição respectivamente dentre todas as escolas públicas e privadas do Brasil. No âmbito municipal elas também se destacam, é o caso do Colégio Tiradentes de São Gabriel, única escola estadual que pontuou dentro do município. Os demais Colégios Tiradentes, Porto Alegre e Pelotas, também tiveram bons resultados mas não tiveram as notas do Ideb divulgadas por não atenderem alguns critérios para terem suas pontuações contabilizadas. 

A Brigada Militar conta com oito Colégios Tiradentes no Estado, a primeira escola foi criada em Porto Alegre na década de 1980, hoje além da Capital, a rede possui sedes em Santa Maria, Pelotas, Ijuí, Santo Ângelo, São Gabriel, Passo fundo e Caxias do Sul.  As inscrições para o processo seletivo dos Colégios Tiradentes estão abertas. São 640 vagas para o 1º ano do Ensino Médio, elas podem ser realizadas até o dia 20 de outubro de 2022, pelo link www.brigadamilitar.rs.gov.br/colegio-tiradentes-2023.


Leia Também Após dois anos de covid, um em cada quatro jovens não estuda Prefeito Pedro Almeida recebe alunos vencedores do projeto Missão Cidade Educadora Faculdades IDEAU oferecem Vestibular Agendado Acadêmicas do curso de Letras da UPF participam de atividade na Polônia