HSVP realiza ações voltadas para a Campanha Setembro Dourado

Compartilhe

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo realizou uma série de atividades para conscientizar a comunidade e os profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Durante a “Campanha Setembro Dourado” a Instituição promoveu a IV Jornada de Hematologia e Oncologia Pediátrica, o Encontro de Celebração da Vida e a 1ª Caminhada pela Vida.

Atualmente, cerca de 100 crianças e adolescentes recebem atendimento semanal no Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP. O serviço dispõe de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte completo e humanizado aos pacientes e suas famílias. O local também dispõe de um ambulatório, uma sala de infusão, um Espaço Lúdico, uma Classe Hospitalar e, em breve, serão inaugurados 24 leitos exclusivos na Unidade de Internação. A estrutura é referência para uma população de 2,5 milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira, que buscam em Passo Fundo tratamento oncológico infantojuvenil especializado.


IV Jornada de Hematologia e Oncologia Pediátrica

Na sexta-feira, 23, a Jornada de Hematologia e Oncologia Pediátrica possibilitou a troca de conhecimento sobre o tema "Atenção, pode ser câncer! A importância do diagnóstico precoce”. Especialistas, acadêmicos e profissionais que atuam no atendimento multidisciplinar de crianças e adolescentes na rede pública e privada de saúde debateram sintomas de casos concretos, tratamentos disponíveis e os avanços tecnológicos que ajudam na luta contra a doença.

O evento recebeu palestrantes importantes da área médica e científica, como: Mauro Cesar Dufrayer, Cecilia Fernandes Lorea, João Pedro Locatelli Cezar, Adriano Nori Rodrigues Taniguchi, Mariana Bohns Michalowski e Liane Daudt. Também participaram da Jornada referências locais, entre eles os médicos Marcelo Cunha Lorenzoni, Marcos Ceita Nunes, Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, a enfermeira Bárbara Dalfollo e o diretor do Instituto Pietro, Saul Spinelli. 

A atividade aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina da UPF e contou com a presença do presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, do superintendente executivo, Ilário De David, do diretor técnico médico, Dr. Adroaldo Mallmann e o Pablo Santiago, médico oncologista pediátrico e coordenador do Centro Oncológico Infantojuvenil. 


Encontro para Celebração da Vida

No sábado, 24, pacientes que já terminaram o tratamento do câncer infantojuvenil e seus familiares participaram de um encontro que celebrou a vitória contra o câncer infantojuvenil. Uma missa e um almoço foram organizados pela equipe do Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI) do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.


1ª Caminhada pela Vida

Já no domingo, 25, a comunidade foi envolvida na 1ª Caminhada pela Vida que percorreu o trajeto da Rua XV de novembro, prédio do HSVP, até o Parque da Gare. O objetivo, mais uma vez, foi mobilizar a cidade em torno da campanha para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A ação foi realizada pelo NCI do HSVP e contou com apoio do Instituto Pietro e patrocínio da Clínica do Pulmão e Dr. Gustavo Pileggi Castro. 


Foto: Flávia Dias - Comunicação HSVP



--

Leia Também Hospital Dia da Criança registra mais de 3 mil atendimentos no seu primeiro mês Áreas assistenciais do HSVP são reconhecidas por Boas Práticas Clínicas na premiação 3M Dezembro Laranja: exames dermatológicos gratuitos serão realizados em Passo Fundo Passo Fundo terá nesta quinta-feira Dia D de Conscientização sobre o HIV/Aids