Rádios Planalto acompanham 27º Encontro de Mulheres Cooperativistas da Cotrijal

Compartilhe
A Rádio Planalto News esteve presente em mais um evento da Cotrijal

A presença da mulher na Cotrijal foi reforçada na 27ª edição do Encontro de Mulheres Cotrijal. Em um dia de reencontros, abraços e sorrisos, elas reforçaram o sentimento de cooperação nesta quarta-feira, 28/9, em Não-Me-Toque, com a presença de mais de 2 mil mulheres ligadas aos 53 municípios da área de ação da cooperativa.

“É maravilhoso poder voltar ao encontro da Cotrijal. É um momento de alegria, que nos anima e nos motiva a seguir com o nosso papel dentro da nossa família e na propriedade. A Cotrijal valoriza a mulher”, disse Maria Elena Morigi, 70 anos, de Mormaço, que mesmo se recuperando de uma cirurgia no joelho, participou do evento. A família é ligada à unidade de Tio Hugo e associada desde 1982.

Acompanhada da filha, Luciana, 45 anos, a produtora revelou que já estava com saudades de vir a Não-Me-Toque e confraternizar com outras mulheres da cooperativa. “Vimos nossas amigas, de outros encontros e de outras localidades, foi tudo muito lindo”, comentou Luciana Morigi Simioni. 

Neste mesmo contexto, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, trouxe uma reflexão sobre a participação das mulheres na cooperativa e também em suas propriedades. Ele reforçou que há uma grande motivação para que essas mulheres possam ganhar cada vez mais espaço, seja na cooperativa ou em suas propriedades. 

“Hoje preparamos um evento moderno e motivador, para que todas possam levar para suas casas uma mensagem de otimismo e também reforçar que a Cotrijal está ao lado de cada uma delas”, destacou. 

Ao recordar o primeiro evento, realizado em 1995, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, fez referência ao novo formato. Que neste ano contou com a participação de mais de duas mil mulheres, que acompanharam a programação em um multipalco com formato de arena. 

“O trabalho com as mulheres sempre teve um papel de destaque em nossa cooperativa. Vínhamos de eventos online e hoje conseguimos propor um evento presencial e repleto de informação e de momentos de alegria. É um marco para esse novo momento com as nossas associadas”, declarou. 

Programação para elas

Desde as primeiras horas da manhã, a movimentação foi intensa no Pavilhão da Agricultura Familiar, no parque da Expodireto em Não-Me-Toque. Logo na chegada das caravanas, vindas de diversas localidades, as mulheres foram recepcionadas com animação e práticas físicas com a Agro Personal Alice Girardi. 

Outro destaque ficou com a apresentadora Analise Severo, que através do projeto “Bem Gaúcha” apresentou canções e frases que motivaram as mulheres. 

A palestrante Leila Navarro trouxe muita descontração e frases fortes sobre a presença da mulher no cotidiano. “O cooperativismo é algo moderno, ninguém faz nada sozinho. A mulher tem que agir de forma conjunta com a sua família, com a sua cooperativa e buscar cada vez mais dar a sua cara nos negócios”, comentou. 

Pela tarde, a magia do circo encerrou o evento com as apresentações do Grupo Tholl, finalizando um dia marcante para o público feminino da Cotrijal.








Fotos: Gabriela Soldá / Rádios Planalto

Leia Também Soja alcança mais de 66 milhões de hectares na América do Sul Reunião em defesa das propriedades rurais é realizada em Mato Castelhano Projetos de agricultura estão em destaque na Consulta Popular que começa segunda (14) Iniciado o planejamento do setor de Artesanato, Floricultura e Produtos Coloniais da Exposol 2023