Curso de cirurgia bariátrica criado por brasileiros vira parceiro de Oxford

Compartilhe
Um curso on-line de qualificação de médicos cirurgiões bariátricos, criado pelos brasileiros Carlos Augusto Madalosso, de Passo Fundo, e Victor Dib, de Manaus-AM, tornou-se parceiro da universidade de Oxford da Inglaterra.  A parceria foi firmada na semana passada em Londres, durante o  International  Bariatric Club (IBC), realizado na universidade de Oxford.  Madaloso,  disse que foi um motivo de honra para a medicina brasileira ser convidada por uma das  instituições  mais respeitadas do mundo em cirurgia bariátrica para compartilhar conhecimentos científicos sobre o problema de saúde da obesidade e as soluções encaminhadas via cirurgias bariátricas e metabólicas.  

O curso, que é on-line, e totalmente gratuito, surgiu da necessidade em virtude  do Covid-19, que acabou suspendendo  todos os congressos médicos. “Os princípios e conceitos  que aprendemos na faculdades continuam, mas as  adaptações às evoluções que acontecem são primordiais e isso ocorria nos Congressos”, salienta o médico. A partir dessa necessidade,  ele  e o médico amazonense foram atrás de professores, indústrias patrocinadoras e  o curso já conta com  3.800 médicos inscritos de todo o mundo, e  professores dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Índia, Turquia e de outros países. As aulas são bilíngue.  “Hoje os profissionais médicos de todo o mundo tem  o curso disponível dentro de suas casas, gratuitamente, e com os professores mais renomados do planeta”, afirma Madalosso. No último módulo,  que ocorreu nesse  final de semana, foi tratado do método SADI,s,   implantado em alguns países do mundo, mas que ainda falta ser regulamentado no Brasil. (Na foto da esquerda para a direita  Dr. Carlos Madalosso, vice-presidente da Bariatric Channel;   Dr. Scott Sikora, presidente da IFSO, Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Dr. Victor Dip, presidente da Bariatric Channel).

Leia Também Dezembro Laranja: exames dermatológicos gratuitos serão realizados em Passo Fundo Passo Fundo terá nesta quinta-feira Dia D de Conscientização sobre o HIV/Aids Rede de saúde de Carazinho adere à campanha do Simers Violência NÃO! Saúde em debate: médico passo-fundense realiza aperfeiçoamento no exterior