Hospital de Clínicas e Hemopasso sediam parte prática de capacitação em hemoterapia para responsáveis técnicos promovida pelo Cremers e Hemorede – Hemorgs

Compartilhe

A equipe da Agência Transfusional do HCPF também atua na qualificação profissional dos responsáveis técnicos das agências transfusionais de todo o Rio Grande do Sul que não possuem titulação em Hemoterapia. O curso de Capacitação em Hemoterapia para Responsáveis Técnicos é coordenado pela Secretaria da Saúde do RS/Hemorrede, Vigilância Sanitária do Estado, CREMERS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A edição deste ano desta capacitação iniciou no mês de abril e teve sua parte prática realizada na Agência Transfusional do Hospital de Clínicas e também no Hemopasso, com supervisão da hematologista e hemoterapeuta, Dra. Denise Almeida e apoio da equipe do HCPF e Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso.

 O médico e diretor técnico do Hospital Beneficente Cesar Santos (HBCS) de Passo Fundo, Dr. Diego Teixeira de Farias fez parte desta edição do treinamento.

 “O aprendizado foi além da expectativa, desde a captação de pacientes para doação sanguínea, sistema organizacional de triagem, coleta, testes de sorologias (aptos e não aptos) para doação de sangue, sistema de armazenamento de sangue, plasma, plaquetas e criopreciptados, validação, transporte e local de destino. Assim, reforço a importância do curso em habilitar os hospitais e suas agências transfusionais, podendo desta forma, conscientizar as pessoas da importância da doação sanguínea e, principalmente que este gesto contribui para salvar vidas.” esclareceu Dr. Diego.

 Foto: Equipe durante capacitação prática no Hemopasso. Divulgação. 

Leia Também Dezembro Laranja: exames dermatológicos gratuitos serão realizados em Passo Fundo Passo Fundo terá nesta quinta-feira Dia D de Conscientização sobre o HIV/Aids Rede de saúde de Carazinho adere à campanha do Simers Violência NÃO! Saúde em debate: médico passo-fundense realiza aperfeiçoamento no exterior