Novos medicamentos do Programa Farmácia Popular já estão disponíveis na Rede de Farmácias São João

Compartilhe

Programa inclui medicamentos gratuitos e descontos de até 90% para tratamento de doenças crônicas

Cinco novos princípios ativos, para problemas cardíacos, hipertensão e diabetes, foram incluídos no Programa Farmácia Popular do Brasil. Desde 2009, a Rede de Farmácias São João é credenciada junto ao Ministério da Saúde e oferece medicamentos com descontos de até 90%. O Programa está disponível para qualquer cidadão.

A lista de medicamentos do programa inclui tratamento gratuito de diabetes, asma e hipertensão e, de forma subsidiada, para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas. A incorporação de novos medicamentos não acontecia desde 2011.

“É muito importante uma Rede como a nossa, que abrange mais de 230 municípios e chega a lugares que não tinham acesso à farmácia, oferecer um amplo mix de produtos, serviços farmacêuticos e medicamentos que outrora eram onerosos para a população. O cadastramento da São João junto ao Ministério da Saúde, possibilitou disponibilizar medicamentos de forma gratuita ou a preços baixíssimos, garantindo o acesso ao tratamento”, pontua o gestor Farmacêutico, Pedro Ernesto Sansone.

Cliente da São João desde a abertura da loja matriz em Passo Fundo/RS, Doriane da Silva, de 62 anos, passou a adquirir medicamentos pelo programa para tratar bronquite e para o tratamento da mãe hipertensa, de 84 anos.

“Comprar pelo Farmácia Popular ajuda muito, já que conseguimos gastar menos. Eu só compro nesta loja, aqui me sinto em casa, conheço todos os atendentes pelo nome. Gosto muito do atendimento e se, por acaso, não tem o medicamento que preciso, em poucos minutos eles solicitam em outras filiais e conseguem rapidamente atender o que preciso”, conta a consumidora.

O cálculo para o valor dos medicamentos baseia-se na referência de cada princípio ativo, definido previamente pelo Ministério da Saúde. A ajuda de custo por parte do Governo Federal pode resultar na redução de até 90% no preço final.

Para ter acesso aos benefícios do programa, basta encontrar uma loja da São João com a identificação “Aqui Tem Farmácia Popular” e apresentar documento oficial com foto, número do CPF e receita médica.

“Com a ampliação do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, através de uma nova legislação, trazendo mais medicamentos e novas classes terapêuticas, quem ganha é a saúde da população brasileira”, finaliza o gestor Farmacêutico.

 

Programa Farmácia Popular

Criado pelo Governo Federal no ano de 2004, em parceria com as prefeituras municipais do país, o Programa Farmácia Popular tem a finalidade de garantir a continuidade do tratamento de doenças através de medicamentos gratuitos ou com descontos. O objetivo é reduzir os gastos orçamentários das famílias, além de minimizar as despesas que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem devido às internações que são resultados do abandono ou falta de adesão dos tratamentos.

 

Para adquirir seu medicamento

Além da apresentação do documento com foto e número do CPF, a receita, obrigatoriamente, deve conter os dados e a assinatura do médico, bem como o endereço do estabelecimento de saúde, data da prescrição, nome e endereço do paciente.

Vale destacar que a receita deve ter validade de até 180 dias nos casos de fraldas geriátricas ou medicamentos, e um ano para anticoncepcionais. A exigência da receita é feita para o controle da liberação dos medicamentos e também para intensificar o combate à automedicação, assim como incentivar o uso de medicamentos adequados e o tratamento ideal para cada paciente. A lista completa dos medicamentos que fazem parte do programa está disponível nas lojas da São João.

 

Novos medicamentos:     

Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial/gratuidade)                                                                                    Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial/gratuidade) Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial/gratuidade)         Furosemida 40 mg (hipertensão arterial/gratuidade)           Dapagliflozina 10 mg (diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular/modalidade de copagamento)

 

Fraldas geriátricas

Para adquirir fraldas pelo Programa Aqui Tem Farmácia Popular o paciente deve ter 60 anos ou mais, ou apresentar um laudo médico com CID identificando a necessidade do uso de fraldas. Existe o limite de quatro fraldas por dia, podendo ser adquiridas 40 unidades a cada 10 dias, totalizando 120 fraldas por mês. Os documentos exigidos são os mesmos que para os medicamentos: documento oficial com foto, CPF, laudo ou receita médica.

 

Sobre a São João

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR).  Atualmente são mais de 950 lojas, 16 mil colaboradores e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.

O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.

O cliente também tem disponível informações sobre produtos, compras e promoções exclusivas através do site www.saojoaofarmacias.com.br.



Leia Também Laserterapia auxilia mães no processo de amamentação no HSVP Hospital Dia da Criança registra mais de 3 mil atendimentos no seu primeiro mês Áreas assistenciais do HSVP são reconhecidas por Boas Práticas Clínicas na premiação 3M Dezembro Laranja: exames dermatológicos gratuitos serão realizados em Passo Fundo