Hospital de Clínicas finaliza implantação do Projeto Transformação Lean nos Hospitais

Compartilhe

 

A implementação de uma cultura organizacional voltada à qualidade exige também o contínuo investimento na melhoria de processos, capacitação da gestão e avaliação crítica de resultados. Esta experiência no Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo é reconhecida através da conquista da Acreditação com Excelência ONA – nível 3- e também pela implementação do Projeto Transformação Lean nos Hospitais, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês.    

 

Em 2018 o HCPF participou da primeira fase do Projeto Lean e em 2022 foi selecionado juntamente com mais seis hospitais brasileiros para integrar a segunda fase, que ampliou a atuação da equipe além da unidade de emergência, para as unidades de internação e centro cirúrgico, com impacto na racionalização de recursos e otimizando espaços e insumos.  

 

“Com certeza a evolução proporcionada pelo Lean irá possibilitar tratar mais pessoas na emergência com dignidade e com qualidade. Nosso propósito é que na emergência, no bloco cirúrgico e nas unidades de internação possamos tratar ainda melhor as pessoas e proporcionar acesso a estes serviços. Por isso é que nós estamos aqui todos os dias, consolidando nosso compromisso com a saúde.”  destacou o administrador Luciney Bohrer.  

 

O HCPF finalizou a fase de implementação das ferramentas e apresentou os indicadores obtidos para a equipe de consultores. Através da regulação dos atendimentos na emergência, empoderamento das equipes assistenciais e otimização da utilização dos leitos hospitalares foi possível alcançar resultados como a redução de cerca de 30% do tempo médio de internação, 74% de redução na taxa de cancelamento cirúrgico e também 57% de redução de LOS sem internação – indicador que representa a passagem do paciente pelo serviço de urgência – entre outros.  

 

A equipe do Hospital de Clínicas passou por etapas de mensuração, análise, execução e capacitação para o controle dos resultados obtidos, mantendo os índices conquistados, com o apoio dos consultores do Hospital Sírio-Libânes, Daniel Meira e Paulo Azevedo.  

 

“O projeto foi desenvolvido para atendimentos ao SUS, mas as ferramentas e métodos também acabam refletindo em todas as áreas da nossa instituição. Neste momento a implementação ocorreu especificamente na Emergência, Bloco Cirúrgico e Posto de Enfermagem 26 e serão difundas aos demais setores gradualmente.” pontuou Andressa Rigo, coordenadora do Escritório da Qualidade do HCPF.  

 

O que é o Projeto Transformação Lean nos Hospitais? 

 

Promovido pelo Ministério da Saúde e conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês este projeto visa reduzir a superlotação nas urgências e emergências de Hospitais públicos e filantrópicos e capacitar as equipes para a otimização dos serviços e processos assistenciais. Esse projeto faz parte do PROADI-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. 


FOTO: DIVULGAÇÃO/HC

Leia Também Dezembro Laranja: exames dermatológicos gratuitos serão realizados em Passo Fundo Passo Fundo terá nesta quinta-feira Dia D de Conscientização sobre o HIV/Aids Rede de saúde de Carazinho adere à campanha do Simers Violência NÃO! Saúde em debate: médico passo-fundense realiza aperfeiçoamento no exterior