Passo Fundo fará vacinação neste sábado

Compartilhe
No Bairro a Bairro, Cais Hípica, Cais Petrópolis e Central de Vacinas, serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário nacional, incluindo a da Covid-19


Para estimular a vacinação, Passo Fundo fará uma mobilização neste sábado (26) com a disponibilização de todas as vacinas do calendário vacinal, incluindo a da Covid-19, em quatro pontos. Além do Bairro a Bairro, que vai acontecer ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, Cais Hípica, Cais Petrópolis e Central de Vacinas contarão com a aplicação de doses.

O objetivo, conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, é ampliar a cobertura contra diversas doenças. “Nós estamos chamando a população para que busque um destes locais e faça a checagem da carteirinha de vacinação, atualizando as doses que estão em atraso”, enfatizou.

Os adolescentes têm um chamado especial para que compareçam e recebam as vacinas contra o HPV e a Meningo ACWY. Recentemente, o Ministério da Saúde alterou a faixa etária para essas duas vacinas: a vacina HPV passou a ter como público-alvo meninos e meninas de 9 a 14 anos; Já a da Meningo ACWY, todos os adolescentes de 11 a 14 anos.

Ainda de acordo com Marisa, é fundamental que a carteirinha das crianças e adolescentes esteja em dia para que eles obtenham das unidades de saúde um atestado de vacinação, que passará a ser exigido no momento de matrícula ou rematrícula nas escolas municipais, estaduais e particulares. “As crianças e adolescentes que ainda não têm o atestado de vacinação podem aproveitar a oportunidade e ir até um dos pontos neste sábado. Se tiverem uma vacina para fazer, já podem atualizar a carteirinha e receber o documento”, afirmou.

No Bairro a Bairro, a vacinação será realizada das 9h às 13h. No Cais Petrópolis, durante o horário habitual de sábado, das 8h às 11h30. No Cais Hípica e na Central de Vacinas, das 8h às 14h. A aplicação de doses contra a Covid-19 para crianças até 12 anos permanecerá exclusivamente na Central de Vacinas.

Leia Também Governo intensifica monitoramento da covid-19 após identificação de duas subvariantes com alta possibilidade de transmissão Vacinação contra a Covid-19 será aberta para todas as crianças de seis meses a três anos incompletos Contra lockdown, chineses destroem centro de testagem e viram carro de polícia em Guangzhou Passo Fundo iniciará a vacinação de crianças a partir dos seis meses contra a Covid-19