Centro Regional de Referência em TEA realiza mutirão para encaminhamento de carteiras para autistas

Compartilhe

A equipe do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) - CRR APAE de Passo Fundo realizará neste sábado (26) um mutirão para o encaminhamento de Carteiras de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEAs). A atividade acontecerá das 09h às 16h, na própria instituição. A iniciativa pioneira conta com a parceria da Associação dos Amigos da Criança Autistas (AUMA) e apoio da Prefeitura de Passo Fundo.

A CIPTEA reforça direitos, como o atendimento prioritário em hospitais, mercados e outros. Estima-se que a rede municipal de ensino atenda em torno de 300 autistas. Desses, apenas 76 possuem o documento. “Com a carteira também será possível estabelecer uma base de dados que auxiliará no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, tanto municipais quanto estaduais, para essa população”, explica a coordenadora do CRR, a psicopedagoga Regina Ampese. A profissional ressalta que as informações são importantes até mesmo para o fortalecimento do Programa TEAcolhe e para novos investimentos nesta área. “Esse sábado é uma oportunidade de conhecer a nossa estrutura e de sanar dúvidas sobre o Transtorno do Espectro Autista”, destaca.

Para participar do mutirão é preciso apresentar laudo médico comprovando o TEA, foto e documento de identificação do autista e documento do responsável. A carteira é confeccionada pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders) e deve ficar pronta em 15 dias.

Leia Também Publicado edital de abertura do Concurso Público da Receita Federal Depois de onda de manifestações, procurador-geral do Irã anuncia extinção da polícia da moralidade Musk diz que Twitter pode ter privilegiado um lado nas eleições brasileiras Rede de Farmácias São João entre as 500 Maiores Empresas do Sul do Brasil