Política: filhos e netos herdam eleitorado

Postado por: João Altair da Silva

Compartilhe
Não queira  um cantor ou jogador de futebol transferir sua arte para o filho ou neto que não dará certo.  Teixerinha Filho, José Mendes Júnior, Vanessa Camargo, apenas para citar três exemplos clássicos,  não conseguiram herdar o dom de seus pais.  Da mesma forma, nem Pelé conseguiu emplacar seu filho no mundo do futebol.  Habilidade não se faz a muque.

Na política, no entanto,  o eleitor adora votar em filhos e netos de lideranças.  Se lançassem o filho de 20 anos de Eduardo Campos a deputado  por Pernambuco, como se cogitou, não tenho dúvidas de que seria um campeão de votos.  Aqui no Rio Grande do Sul, os eleitores de Novo Hamburgo elegeram o menino Lucas Redecker deputado estadual,  como uma auto consolação pela perda também trágica em acidente aéreo do pai deputado federal Júlio Redecker.  Marchezan Junior foi outro moço eleito diretamente a deputado, cujo o eleitor estava comovido com a morte do pai Nelson Marchezan, que tombou mortalmente do coração durante uma lida em sua fazenda.  Eduardo Campos era neto de Miguel Arraes, Aécio Neves é neto de Tancredo Neves,  José Sarney elegeu a filha tantas quantas vezes quis governadora do Maranhão e o filho deputado federal. A família Magalhães está na terceira geração de sua dinastia na Bahia. 

Ainda, dos deputados gaúchos boa parte herda o império de votos do pai, são os casos de Márcio Biólchi, José Otávio Germano, Edegar Preto, Luiz Fernando Záchia, Mendes Ribeiro(atualmente fora por problema de doença).  Aqui em Passo Fundo mesmo Airton Dipp, Carlos Armando Salton,  são expressões políticas vindas de seus pais.

Portanto, se o seu pai ou avô for um político forte não resta dúvidas de que você filho ou neto terá  carreira garantida. Talvez uma evidência de que o eleitor é mesmo conservador, não gosta de mudanças. 




Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito