Uma janela para arejar de alto a baixo

Postado por: Neuro Zambam

Compartilhe
As denúncias de corrupção que abalam o Brasil periodicamente precisam ser vistas a partir de um contexto mais expressivo e com inúmeros atores. Não basta acusar o governo, muito menos isentá-lo.

Entretanto, a corrupção faz parte da conduta do brasileiro desde sempre e pouco tem sido feito para corrigir esse comportamento. Dos setores mais influentes às camadas menos expressivas essa epidemia está atuando. Desde a não devolução do troco recebido incorretamente, passando pelos cartéis e sindicatos da corrupção até as personalidades mais influentes, as ações precisam ser enérgicas e permanentes.

Fico perplexo quando percebo o prazer de ver os outros na cadeia e nenhum pronunciamento para que seja devolvido o que foi desviado. Mais ainda, o prazer de incriminar apenas o Executivo, quando os demais sofrem do drama e se revestem das mesmas práticas, apenas com cores diferentes.
Fomentar uma nova cultura depende de todos: mais informação, mais transparência, mais democracias, mais investigação, mais punições e menos sensacionalismo.

Educação de qualidade é o antídoto para a mudança de conduta. Talvez ajude o pensamento, antes que alguém pense que essa é uma opinião genérica: "uma escada começa ser lavada do degrau de cima".


Leia Também O que devo fazer para modificar ou ampliar a minha atividade já licenciada? Lendas, histórias e estórias A amizade é algo humano e divino! Esquerda e direita – saudades e compromisso