Grupo Planalto de comunicação

Mais Médicos: vários profissionais desistem de atuar no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul perdeu 22 médicos estrangeiros que desistiram, de última hora, do programa Mais Médicos, em função de pendências na entrega da documentação e na emissão de passagens. Com isso, em vez de receber 119 profissionais, o Estado deve contar com 97 na primeira etapa – 57 brasileiros e 40 de outros países ou graduados no exterior. Já estimativa nacional, que era receber 522 médicos de fora do Brasil, não se efetivou nem pela metade, já que só 244 virão na primeira etapa.   

Ao todo, só Rio Grande do Sul havia pedido 1.323 médicos, em 346 cidades. A lista atualizada, com a confirmação de onde ocorrerão os cortes, com a desistência de 22 estrangeiros, ainda não saiu. Na semana passada, o Ministério da Saúde previa distribuir os 119 médicos em 41 municípios – 27 deles em Porto Alegre, que havia pedido 213.

Os 40 estrangeiros começaram ontem a chegar ao Rio Grande do Sul. Nove desembarcaram no Salgado Filho, onde mais 17 chegarão ao longo do fim de semana. Devem trabalhar em território gaúcho profissionais argentinos, uruguaios, portugueses, espanhóis, franceses e até um irlandês. 

Fonte: Rádio Guaíba.

Facebook
Twitter
WhatsApp