Estamos próximos da
celebração do dia da consciência negra, dada que assinala a morte de Zumbi dos
Palmares, considerado herói brasileiro devido a sua luta contra a escravidão.
Como todo ser humano, Zumbi viveu contradições. Contudo estas não ofuscam o
reconhecimento histórico de alguém que enfrentou até o final da sua vida o
sistema escravagista, um sistema injusto estruturalmente.
O enfoque no dia da consciência negra é parte de um processo de reação da população negra brasileira buscando a afirmação da sua cultura e da sua história. Foi marcada por muitas dores e sofrimentos, mas uma história que não pode ser negada, muito menos escondida. Neste processo de reação politizada a ênfase não fica tanto no dia 13 de maio, data da abolição oficial da escravatura, mas no dia 20 de novembro, dada da morte de Zumbi.
O enfoque do dia 20 de novembro marca o protagonismo da população negra que passou a fazer da condição de negritude não um fator de vergonha ou baixa autoestima, mas uma bandeira de luta política com diversas derivações na sociedade: cultura, arte, luta social, defesa dos direitos, entre outras.
A luta do povo negro tem explicitado que o Brasil continua racista e preconceituoso, contudo de forma escondida, só manifesto em momentos informais (vede caso Willian Waac) ou quando se tem certeza de que os pares pensam e praticam a mesma coisa. A denúncia destas situações tem sido um grande contributo na explicitação do racismo e serve para mostrar que não é possível se calar diante da injustiça. A questão não é apenas esconder que a pessoa é racista mas mudar a sua concepção, o que é muito mais difícil.
O racismo expresso nas palavras e gesto de alguns tem como consequência a perpetuação da situação de pobreza e miséria da população negra. O racismo não é apenas ofensa pessoal, por si só muito, grave; é chaga social que mantém o Brasil tão injusto e desigual quando no auge da escravidão. Por isso o dia da consciência negra é o dia do fortalecimento da consciência política dos negros e negras brasileiros pois toda a conquista só acontece a partir de muita luta.