Nos
tempos em que não havia preparação dos jovens noivos para o casamento, através
de “cursos de noivos”, na paróquia em que me encontrava, havia o costume de se
fazer uma entrevista com os jovens, visando uma preparação mais imediata. Em
cima da mesa do padre havia uma lista de questões a abordar. Quando lhes fiz a
pergunta sobre a vocação dos filhos, houve um desencontro. A pergunta rezava
assim:
- Se mais tarde um filho de vocês gostaria de ser padre ou seguir a vida religiosa, vocês deixariam?
A reação da noiva foi imediata:
- Eu não deixaria!
Ante essa resposta negativa, levantei-me e disse-lhes que seria outro padre a assistir o casamento deles, pois, havia outros padres na comunidade paroquial. Surpresos ante minha afirmativa, insistiam que eu assumisse a cerimônia, uma vez que era o padre conhecido deles. Dei-lhes cinco minutos para conversarem entre si sobre a vocação dos filhos. Retirei-me e voltei após um tempinho. Qual não foi a minha surpresa, ao abrir a porta da sala, onde se encontravam.
- Sim, sim! – dizia alegremente a noiva. Resolvemos que sim, não há problema nenhum.
O casamento foi realizado e estabeleceram residência em cidade distante cinquenta quilômetros dali.
Qual não foi a surpresa dessa família, quando a visitei dezessete anos após, para convidar um filho deles, para participar de um retiro vocacional. Havia realizado um trabalho vocacional numa escola daquela cidade e vários adolescentes desejavam receber o convite para o retiro. E um deles era exatamente um filho daqueles noivos.
Ela me mostrava o álbum do casamento, recordou da entrevista realizada, da promessa feita, enfim, estava totalmente surpresa com essa coincidência. Ao sair dessa casa, ela dizia:
- “Foi Deus que lhe mandou aqui, para ver se eu estava firme em minha promessa.”
Muitas pessoas estão convencidas de que, para um trabalho vocacional a longo prazo, deve-se sensibilizar os jovens noivos, para que motivem seus filhos a seguir este caminho. Se há incentivo dos pais, tudo se torna mais fácil para encaminhar alguém à vocação sacerdotal ou religiosa.