As
obras materiais necessárias para o bom funcionamento de uma comunidade cristã
exige constante manutenção e investimentos em melhorias. Não raras vezes, o
conselho de assuntos econômicos da paróquia, quebra a cabeça para conseguir
recursos para investir nos melhoramentos que se fazem necessários. Além do
templo, precisam estar atentos para a manutenção de todos os bens: a casa
paroquial, o salão comunitário, as salas de catequese, o carro da paróquia e os
pagamentos dos salários de todos os que trabalham para dinamizar a vida
comunitária.
Para sair da rotina das promoções e para chamar a atenção de todos os paroquianos, na missa dominical de maior público presente, o padre, na hora dos avisos, foi muito original e conseguiu com mais facilidade alcançar seu objetivo, pois o comentário foi longe. Dizia ele:
- Hoje temos três notícias para todos os membros da comunidade. A primeira é muito ruim: precisamos trocar o telhado da nossa igreja. A outra é boa: já achamos o dinheiro para a solução deste problema. E a terceira notícia é ótima: o dinheiro para a solução se encontra no bolso de vocês.
Naquele dia, não havia necessidade de divulgar nada pela rádio local. Cada um se encarregou de ampliar as notícias do padre, contando-as para todos os que não estavam na celebração. Mais tarde, no dia da inauguração do novo telhado, avaliou-se que não foi difícil fazer a campanha das telhas, pois, todos acharam muito original o local da descoberta do dinheiro para resolver a situação.
As obras comunitárias necessitam de conservação contínua para que suas estruturas não sofram com a ação do tempo e se deteriorem rapidamente, causando muito gasto ou prejuízo para todos. Como você participa da vida comunitária e de suas construções de apoio?