As famílias vivem hoje um conjunto de situações
e dilemas próprios dos nossos dias. A pandemia mudou drasticamente o estilo de
vida das pessoas, especialmente alterando a estrutura, o funcionamento e a
forma como as famílias estavam organizadas. Muitas famílias precisaram se
reinventar durante a pandemia.
De alguma forma, a grande maioria das famílias foi impactada pelas mudanças. Os pais, por vezes, não sabendo como reagir diante da situação e do contexto de mudanças abruptas. Os filhos, por passarem mais tempo em casa, exigindo cuidados especiais e novas formas de interação.
Entre as famílias o tempo de convivência aumentou significativamente, as viagens diminuíram e as interações sociais ficaram prejudicadas. Algumas famílias tiveram suas entradas financeiras visivelmente impactadas, seja pela perda do emprego e/ou pela dificuldade em desempenhar seus trabalhos. Muitos tiveram que buscar fontes alternativas de recursos para continuar sustentando suas famílias.
Muitos casais e famílias, não sabendo como enfrentar o novo cenário têm buscado auxílio psicológico. Assumir as dificuldades e procurar ajuda não é sinal de fraqueza, mas apenas assumir que enquanto humanos somos falhos e imperfeitos.
As famílias precisaram se reinventar para sobreviver ao contexto da pandemia. O novo cenário é desafiador e produzirá efeitos. Esperamos sair dele fortalecidos e mais unidos, vivendo em plenitude os sentimentos mais nobres.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.