A morte de um
homem de maus
sentimentos e de difícil
arrependimento o fez padecer
longos anos
no purgatório. Nessa situação, deveria pagar
pelas faltas cometidas, que não o
condenaram à pena eterna,
no inferno.
Em meio aos sofrimentos sem conta, suplicava pela misericórdia de Deus, para que o anistiasse das faltas cometidas. Até que um dia, Deus enviou um anjo com a boa notícia:
- Deus atendeu seus pedidos. Mandou encurtar a sua pena e sair desse tormento. Aqui estou para ajudá-lo a fazer a travessia até o céu. Para tanto, lançarei uma corda, pela qual você subirá ao paraíso. Se estiver purificado de seus pecados e verdadeiramente arrependido, tudo será bem sucedido. Continue suplicando misericórdia ao Senhor, pois o coração humano é imprevisível e poderá demonstrar ingratidão.
O anjo desapareceu e o pecador, anistiado de suas penas, viu descer uma corda, em forma de escada, pela qual deveria empreender a subida ao céu.
E sem demorar um segundo, começou a escalada para a felicidade eterna. Quando já estava numa boa altura, olhou para trás e viu outros condenados aproveitarem a oportunidade da corda, para também subirem por ela. Então se pôs a chutar e dar pontapés naqueles que o seguiam, criando-se uma grande confusão. Com o balançar da corda e o peso do egoísmo, ela se rompeu e voltaram todos a padecer na situação anterior.
O anjo se limitou a enviar um recado, dizendo ao pecador anistiado, que ele não estava suficientemente purificado dos males, e ainda não possuía um bom coração para morar junto de Deus.