Primeiro voo civil sem piloto ao espaço ocorre nesta terça-feira

 20/07/2021 - 10:00hrs
Compartilhe
Foto: Reuters   Foto: Reuters 
Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou nesta terça-feira (20), às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial. O pouso aconteceu às 10h22.

Ele esteve a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, não a famosa Amazon, mas a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial.

O bilionário de 57 anos esteve acompanhado de uma tripulação eclética, que não inclui astronautas profissionais: foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço.

Fizeram parte da viagem, além dele:
- seu irmão, Mark Bezos;
- a piloto Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço;
- e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso.

Nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin esteve na aeronave, que fez um voo autônomo.

O voo estava com decolagem prevista para as 10h (horário de Brasília) em uma área remota e desértica no Texas, sem a presença de público. A cápsula não entrou em órbita no espaço por não ter velocidade suficiente, por isso, foi suborbital.

A New Shepard é uma cápsula e foguete completamente autônoma com 18,3 metros de altura que não pode ser pilotada do lado de dentro. O voo automatizado foi o 16º da empresa, mas o primeiro com humanos a bordo. Sou nome foi em homenagem a Alan Shepard, 1º astronauta estadunidense a ir ao espaço, em 1961.

A cápsula New Shepard partiu de uma base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima.

O voo durou 10 minutos e 22 segundos, tempo entre a decolagem e o pouso.

Os tripulantes ultrapassaram a Linha de Kármán, que fica a 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço. Contudo, a Nasa, e o Exército dos EUA consideram que a barreira espacial é alcançada acima de 80 km.

A data definida, 20 de julho, é simbólica: 52 anos atrás, o homem chegava à Lua.

Cerca de uma hora depois, em entrevista, afirmou: "Para mim, o momento de paz mais profunda foi olhar para a Terra, para a atmosfera. Todo astronauta, todos que foram ao espaço dizem isso, que se sentem pasmos e maravilhados de olhar para a Terra com toda sua beleza, mas também sua fragilidade. E eu assino embaixo".



Fonte: G1

Leia Também Congresso aborda uso da inteligência artificial na psiquiatria 'Flamengo', 'Palmeiras' e 'tricolor' estão entre as senhas mais usadas na internet Programação da RazaoInfo na Feitech inclui palestras e assinaturas de parcerias Inscrições para maratona de inovação encerram nesta segunda-feira (11)