Nossas crianças estão de parabéns. A infância precisa ser comemorada e vivida intensamente. Ela é uma fase fantástica de descobertas e de muita magia.
A simplicidade da vida fica evidente no sorriso das crianças. Elas encaram a vida de forma simples, lúdica, com muita criatividade e entusiasmo. A criança busca superar seus limites a todo momento, não há barreiras intransponíveis e com muita imaginação vencem os desafios.
A criança vive a fantasia da vida. Ela cria castelos e mora dentro deles. A imaginação das crianças é fecunda e prodigiosa. Com o passar dos anos, a imaginação vai se dissipando e nos tornamos adultos por vezes incapazes de pensar fora da “caixinha”.
Nem sempre é simples educar as crianças, pois precisamos ajudá-las nas travessias que a vida exige. Muitas dúvidas surgem no processo de educação das crianças, especialmente quanto a importância de impor limites. Os pais precisam estar muito atentos, pois hoje o mundo apresenta muitas ofertas e nem todas são totalmente saudáveis do ponto de vista psíquico. Os eletrônicos são um exemplo, e diversas pesquisas apontam que uma exposição demasiado precoce pode oferecer inúmeros riscos às crianças.
Nessa semana em que comemoramos o Dia das Crianças homenageamos esses seres iluminados que tornam nossas vidas mais felizes. Esses seres que nos apresentam o tempo todo o outro lado da moeda, aquele da simplicidade da vida. Não apenas dê presente às crianças, mas antes, seja presente na vida delas. Feliz Dia das Crianças aos nossos pequeninos!
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.