Não há dúvida que se produzem ótimos vinhos, na Itália. Há muitas tradições em torno de sua produção, bem como muitas histórias a respeito desse famoso líquido.
É voz corrente que, num lugarejo afamado por sua produção de vinhos muito saborosos, para festejar-se a colheita da uva e a fabricação do vinho, criou-se aos poucos uma tradição típica, digna de divulgação por toda parte.
Cada produtor, no dia da grande festa, trazia um litro do melhor vinho produzido e o derramava numa pipa especialmente preparada. Muitas autoridades se faziam presentes, especialmente para divulgar o bom vinho do lugar. Compensava investir nessa divulgação, pois o preço do litro era bem caro.
Numa dessas festas, todos trouxeram o seu litro de vinho e o derramaram na pipa montada na praça. A música tocava forte, seguindo-se animados festejos, segundo o ritual tradicional.
Quando, finalmente, as autoridades foram convidadas para provar o “melhor vinho do mundo”, expressaram um ar estranho e inexplicável.
Naquele dia, pela primeira vez, todos tiveram o mesmo pensamento: em vez de colocar um caríssimo litro de vinho na pipa, ninguém notaria se fosse colocado um litro de água. Só que todos, na mesma ocasião, pensaram e fizeram da mesma forma.