Um experiente e hábil barqueiro conduziu um
cientista pelo imenso lago, fazendo o percurso de um extremo a outro. O
cientista estava em férias e queria espraiar um pouco a mente, contemplando as
maravilhas da natureza.
Logo ao embarcar, perguntou ao barqueiro se era profissional com diploma e cursos especiais na sua área de serviço. Diante da negativa, percebeu que se tratava de um homem prático, que aprendera o ofício na experiência do dia-a-dia.
Já afastado da terra, fez nova interrogação ao humilde barqueiro:
- Nunca viajou para fora do Brasil?
- Viajei, não! Nunca saí daqui!
- Então perdeu 30% de sua vida – sentenciou o cientista.
A viagem continuava tranquila e o sábio perguntou mais uma vez:
- Sabe como se formou este imenso lago, há milhares de anos?
- Sei, não! Nunca estudei! – respondeu o condutor.
- Então perdeu 50% de sua vida. Porque hoje, sem estudo, a pessoa se dá mal. É necessário obter diploma em tudo, se não a gente afunda nas águas da vida.
E as perguntas continuavam, sobre muitas coisas. E as respostas negativas do barqueiro intrigavam o cientista, que continuava a sentenciar:
- Então perdeu 70% da vida, perdeu 80%, perdeu 90%.
A viagem tranquila começou a preocupar, com os ventos soprando sobre o lago. Nuvens grossas surgiam no horizonte. As ondas sacudiam o barco. Amedrontado e intrigado com o olhar tranquilo do barqueiro, como se nada de importante estivesse acontecendo, o cientista perguntou-lhe:
- Escute! Será que ainda chegaremos até a margem do lago?
- Chegaremos, não. O barco pode afundar! – observou-lhe calmamente o condutor.
- O senhor tem salva-vidas?
- Tem, não. Qualquer coisa, a gente sai a nado.
- Mas eu não sei nadar! – gritou ainda o sábio cientista, no meio das ondas que tomavam conta da embarcação.
- Então, perdeu 100% de sua vida – retrucou o barqueiro, que saiu do lago, nadando tranquilamente.