A saúde mental é lembrada no primeiro mês do ano. A campanha do Janeiro Branco foi criada em Minas Gerais e nos ajuda a refletir sobre o tema da saúde mental.
O impacto da campanha se deve, em grande medida, ao fato de que no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Portanto, apresenta-se como uma excelente oportunidade refletir sobre saúde mental.
A saúde mental muitas vezes é negligenciada. Infelizmente muitas pessoas ainda se descuidam da saúde mental, ainda há uma série de mitos quanto a necessidade de procurar ajuda com tratamentos psicológicos/psiquiátricos. Por muitos anos, a sociedade fez piadas disso e ainda paira no imaginário das pessoas elementos fantasiosos envolvendo esses profissionais.
Nem tudo está perdido, porém. Nos últimos anos avançamos muito em termos de valorização da importância do cuidado com a saúde mental, no entanto, ainda há um longo caminho para ser percorrido. Cada vez mais as pessoas percebem os benefícios do tratamento em saúde mental, buscando com mais frequência e dando a devida importância para esse processo. Sinta você também esse benefício, procure ajuda profissional, você merece viver plenamente com saúde do corpo e da mente.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.